Radioatividade
Tese: Radioatividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/11/2014 • Tese • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
Radioatividade
Definição:
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. Vamos rever um pouco dessa história?
- No ano de 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.
- Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional à quantidade do urânio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.
Anos se passaram e a ciência foi evoluindo até ser possível produzir a radioatividade em laboratório. Veja a diferença entre radiação natural e artificial:
• Radioatividade natural ou espontânea: é a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
• Radioatividade artificial ou induzida: é aquela produzida por transformações nucleares artificiais.
A radioatividade geralmente provém de isótopos como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. Tais isótopos liberam energia através de ondas eletromagnéticas (raio gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade: é o que chamamos de radiação. O contato da radiação com seres vivos não é o que podemos chamar de uma boa relação.
Efeitos: Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. O resultado? Graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.
Fissão nuclear:
Em 1938, Otto Hanh, Lise Meitner e Fritz Strassmann comprovaram a presença de Ba 139 após o bombardeamento, com nêutrons, de uma placa de U-235. Esses átomos menores foram formados em divisões (fissões) dos núcleos pesados de urânio, liberando uma quantidade enorme de energia.
- Uma reação nuclear de fissão ou reação em cadeia ocorre quando um Nêutron rápido, não muito rápido (relativístico), penetra o núcleo do átomo, provocando transformações intermediárias.
Exemplo: O átomo do Urânio 235, obtido do U 238, reage dessa forma:
U 235 + n1 -------- U 236 instável ------- Ba 144 + Kr 90 + 2 n1
No ato da quebra do núcleo existe a chance de formarem-se centenas de outros elementos, todos radioativos, como Césio, etc. liberando nêutros e energia, além de partículas alfa, beta, gama, etc. de baixa energia. Fragmentos da fissão de 166 MeV, partículas beta e neutros rápidos 18 MeV, raios gama 10 MeV, nêutros térmicos 6 MeV, totalizando 200 MeV liberados pela reação de fissão do U 235. Esta unidade (ev) é usada em física nuclear como Elétron-Volt e representa a energia, trabalho, no elétron, cuja carga é 1,6 x 10-19 (coulombs) quando este se desloca a uma velocidade constante por meio da diferença de potencial de um volt.
Fusão nuclear:
A reação de fusão é um processo de união de núcleos menores e consequentemente obtenção de núcleos maiores, nas estrelas, como o Sol, onde ocorrem reações a partir de núcleos de átomos de hidrogênio, que se fundem formando o elemento hélio. Dos núcleos de quatro átomos de hidrogênio, cuja massa dos quatro prótons sofre aumento quando dois prótons são transformados em nêutrons, de massa maior, ocorre contínua irradiação de energia (luz, calor...). Essa energia provém de reações de fusão nuclear.
Benefícios da radioatividade:
A radioatividade tem vários benefícios para o ser humano. Entre eles é importante realçar a sua utilização na produção de energia, na esterilização de materiais médicos, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, através da radioterapia.
Em alguns alimentos, mais concretamente nas frutas, a radiação iônica emitida sobre elas, permite que a sua durabilidade aumente. Essa radiação não altera o sabor e as qualidades nutritivas dos alimentos.
Referencias:
Site brasil escola, disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/radioatividade.htm
Site significados.com, disponível em: http://www.significados.com.br/radioatividade/
Site portal educação, disponível em: http://www.significados.com.br/radioatividade/
...