Contra A Radioatividade Na Agricultura E Nos Alimentos
Exames: Contra A Radioatividade Na Agricultura E Nos Alimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anake01 • 13/3/2014 • 268 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
A radioatividade pode causar muitos danos á saúde humana, mas muitas pessoas podem estar sendo exposta a ela sem saber qual é o nível de radiação que está recebendo, como por exemplo, o acúmulo de elementos radioativos em resíduos de processos industriais, nos alimentos e também na agricultura.
Um fator negativo que deve ser destacado ainda na agricultura é o uso indiscriminado de fertilizantes do tipo NPK6, que juntamente com a radioatividade natural do ambiente contribuem para uma elevada fração de radioisótopos naturais, os quais podem aumentar o nível radioativo dos alimentos, para acima do tolerável.
Também existem os agrotóxicos industriais, que de acordo com a maioria dos especialistas, a aplicação controlada de fertilizantes, defensivos agrícolas e outros produtos químicos não causa danos à saúde, não existindo pesquisas científicas conclusivas que atestem que as ingestões dessas substâncias em pequenas doses através dos alimentos causem males à saúde. Mas o que preocupa mesmos esses especialistas é o uso indevido e abusivo desses produtos químicos por parte dos produtores, o que pode causar efeitos crônicos a longo prazo, como determinados tipos de câncer, diminuição da fertilidade (redução do número de espermatozóides) e até a má formação de fetos (esses efeitos foram observados em pessoas expostas a agrotóxicos, em sua maioria agricultores).
Com base no Instituto Biológico de São Paulo, o uso de agrotóxicos no Brasil inspira cuidados, análises realizadas com o objetivo de medir a quantidade de defensivos agrícolas em vegetais, mostrou que os alimentos recordistas em resíduos são o morango e o tomate. Além disso, verificou-se casos de aplicação de pesticida em lavouras para as quais o produto não foi autorizado.
...