Radiologia E Tecnicas Radiologiacas
Pesquisas Acadêmicas: Radiologia E Tecnicas Radiologiacas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: peraci • 15/5/2014 • 9.730 Palavras (39 Páginas) • 570 Visualizações
TERMINOLOGIA RADIOGRÁFICA
Radiografia
Uma radiografia é um filme ou outro material de base que possui uma imagem processada de uma determinada região anatômica do paciente (produzida pela ação dos raios X no filme).
Radiografar: É a produção de radiografias e/ou outra forma de imagens radiográficas.
Radiografia VS filme de raios X: Na prática, os termos radiografia e filme de raios X (ou apenas filme) são freqüentemente usados sem distinção entre si. O filme de raios X refere-se especificamente à parte física do material onde a imagem radiográfica será exposta. O termo radiografia inclui o filme e a imagem.
Exame ou procedimento radiográfico posicionando o paciente para um exame de rotina de tórax:
1-Posicionamento da parte do corpo e alinhamento do raio central (RC);
2-Seleção de medidas de proteção contra a radiação;
3-Seleção dos fatores de exposição (técnica radiográfica) no painel de controle;
4-Instrução do paciente para respirar e, em seguida, início da exposição;
5-Revelação do filme.
Posição anatômica
Em posição vertical, braços aduzidos (para baixo), palmas para frente, cabeça e pés virados exatamente para frente. Essa posição corporal específica é usada como referência para outros termos de posicionamento. Observação: Quando se referir a uma parte específica do corpo em relação a outras partes, o técnico/radiologista sempre precisa pensar na pessoa em posição ortostática e anatômica, mesmo quando for descrever as partes de um paciente que está deitado; caso contrário pode ocorrer confusão ao realizar a descrição.
Planos Corpóreos, Cortes e Linhas.
Os termos de posicionamento que descrevem os ângulos do raio central (RC) ou as relações entre as partes do corpo são freqüentemente relacionados aos planos imaginários que passam através do corpo em posição anatômica. O estudo de uma TC (tomografia computadoriza¬da) e de uma RM (ressonância magnética) enfatiza a anatomia seccional, que também envolve os planos primários e os cortes descritos a seguir:
PLANO: superfície em linha reta que une dois pontos
Quatro planos comuns são usados em radiologia:
Plano sagital: Um plano sagital é qualquer plano longitudinal que divide o corpo em uma parte direita e uma parte esquerda. O plano médio sagital, por vezes chamado também de plano medi¬ano, é um plano sagital que passa pela linha média dividindo o corpo em duas partes iguais, uma direita e uma esquerda. Ela passa aproximadamente através da sutura sagital do crânio. Qualquer pla¬no paralelo ao plano mediano ou médio sagital é chamado de pla¬no sagital.
Plano coronal: Um plano coronal é qualquer plano longitudinal que divida o corpo em partes anterior e posterior. O plano médio coronal divide o corpo em partes anteriores e posteriores iguais. É denominado plano coronal porque passa aproximadamente através da sutura coronal do crânio. Qualquer plano paralelo ao plano mediocoronal ou frontal é denominado plano coronal.
Plano horizontal (axial): Um plano horizontal (axial) é qualquer plano transverso que passa através do corpo em ângulo reto ao plano longitudinal, dividindo o corpo em porções superior e inferior.
Plano oblíquo: Um plano oblíquo é um plano longitudinal ou transverso que está angulado ou inclinado e não paralelo aos planos sagital, coronal ou horizontal.
CORTE: uma superfície de "corte" ou "fatia"
Cortes longitudinais – sagital, coronal e oblíquo - esses cortes são feitos longitudinalmente na direção do eixo longitudinal do corpo ou de qualquer uma de suas partes, independentemente da posição do corpo (em pé ou deitado). Os cortes longitudinais podem ser feitos nos planos sagital, coronal ou oblíquo.
Cortes transversais ou axiais: os cortes são feitos em ângulo reto ao longo de qualquer ponto do eixo longitudinal do corpo ou de qualquer uma de suas partes. Imagens sagital, coronal e axial: as imagens por TC e de RM são obtidas nessas três incidências ou orientações comuns.
PLANOS DO CRÂNIO
Plano da base do crânio: esse plano transverso preciso é formado pela conexão de linhas das margens infra-orbitárias (limite inferior das órbitas ósseas) às margens superiores do meato acústico externo (MAE, a abertura externa do ouvido).
Algumas vezes, também é chamado de plano antropológico ou plano horizontal de Frankfort, como usado em ortodontia e em topografia craniana para medir e localizar pontos cranianos específicos ou estruturas.
Plano de oclusão: esse plano horizontal é formado pelas superfícies de mordedura dos dentes superiores e inferiores com a mandíbula fechada (usado como um pla¬no de referência da cabeça nas radiografias dentais e de crânio).
TERMOS PARA SUPERFÍCIES DAS MÃOS E DOS PÉS: três termos são usados em radiologia para descrever superfícies específicas dos membros superiores e inferiores como os descritos a seguir:
Plantar: refere-se à região plantar ou à superfície posterior do pé
Dorso: Pé - Refere-se à parte de cima ou à superfície anterior do pé. Mão - Refere-se à parte de trás ou à parte posterior da mão. Observação: os termos dorso ou dorsal em geral referem-se à parte posterior ou vertebral do corpo. Entretanto, quando usado em relação aos pés, o dorso refere-se especificamente à superfície superior, ou aspecto anterior, do pé em oposição à sola, mas, para a mão, a parte de trás ou posterior é a superfície oposta à palma.
Palmar: refere-se à palma da mão; na posição anatômica, é o mesmo que superfície anterior ou ventral da mão. Superfícies dorsal e palmar da mão.
INCIDÊNCIAS RADIOGRÁFICAS: incidência é um termo de posicionamento que descreve a direção ou trajetória do RC da fonte de raios X quando estes atravessam o pa¬ciente, projetando uma imagem no filme.
TERMOS COMUNS DE INCIDÊNCIA
Incidência postero-anterior (PA): é a incidência do RC de trás
...