Reaprendendo as Quatro Operações Brincando
Por: kinhocarvalhoo • 16/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.979 Palavras (8 Páginas) • 301 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB[pic 1][pic 2]
AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86, DOU 18.07.86 - RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU 01.08.95
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
PROGRMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Edivânio Pereira Barbosa
Leonice das Neves Ribeiro
Rodrigo Carvalho dos Santos
REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO
BARREIRAS-BA[pic 3]
2014[pic 4]
EDIVÂNIO PEREIRA BARBOSA[pic 5]
LEONICE DAS NEVES RIBEIRO
RODRIGO CARVALHO DOS SANTOS
REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO
Projeto de intervenção apresentado como requisito para avaliação de aprendizagem do projeto PIBID do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado Bahia - Campus IX, sob a orientação da Professora: Nancy Bastos.
BARREIRAS-BA[pic 6]
2014
[pic 7]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
METODOLOGIAS
BIBLIOGRAFIA
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INTRODUÇÃO
O ensino e aprendizagem da Matemática tem sido um dos maiores desafio, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. A Matemática está presente em nossas vidas, desde as mais simples contagem até os mais complexos cálculos matemáticos, mas, apesar de está presente em tantos momentos da humanidade, pode parecer, á principio, que em alguns temas da Matemática não tem aplicação imediata, causando assim um grande desapontamento por parte dos alunos.
É importante analisar os métodos de ensino e buscar novas metodologias que tornem as aulas mais dinâmicas. Através de jogos e brincadeiras que venha instigar, criar, comparar, discutir, ampliar o conhecimento, valorizando a interação com outros colegas, desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico e a confiança na construção do mesmo.
Os jogos desempenham um papel importantíssimo na educação dos alunos, desenvolve o raciocínio lógico, cria um laço de interação entre os educando, facilita de certa forma a relação de aprendizagem com os conteúdos matemáticos. E ao se trabalhar com jogos, os educadores devem tomar umas séries de cuidados como: não colocar como obrigatório, estabelecer regras, que seja em conjunto, objetivando a interação e que a sorte não interfira, mas sim a descoberta das melhores estratégias, possibilitando o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva nas resoluções das operações elementares.
JUSTIFICATIVA
A presente proposta de intervenção didático-pedagógica surgiu a partir das observações feitas na turma de 7° ano do ensino fundamental II, no Colégio Municipal Padre Vieira na cidade de Barreiras – BA, em que foi diagnosticada bastante dificuldade com relação a cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais e decimais, além de aproximação. Em razão disso, acreditamos que através de jogos e brincadeiras realizadas com os estudantes, apresentaremos uma matemática viva e contextualizada com as situações cotidianas dos discentes, permitindo que os conceitos vão sendo elaborados pouco a pouco, haja vista, que tais atividades, por serem essencialmente ativas desenvolvem a natural capacidade de aprender. Por meio de jogos e brincadeiras, os estudantes vão elaborando aos poucos vivências que já tiveram e, então, poderão ir construindo os conceitos espontaneamente.
Durante esse projeto espera-se despertar o interesse dos estudantes para a necessidade de apreensão e compreensão das quatro operações fundamentais, aprender não só operações com números decimais, mas a sua aplicação em problemas envolvendo atividades do nosso dia-a-dia, de modo a melhorar seu raciocínio matemático.
A proposta de jogos em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que pouco participa das aulas, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, tornando assim a matemática um problema para eles. Sendo assim, este estudo objetivou conhecer e analisar a importância de se trabalhar a ludicidade no âmbito do ensino da matemática, bem como torná-lo mais prazeroso e significativo. A intervenção do projeto “Redescobrindo as quatro operações brincando”, que tem por objetivo a aprendizagem das operações fundamentais, no qual está direcionado para o Ensino Fundamental, mas pode ser modificado e inserido em outras séries dentro de sua complexidade.
Dessa forma, o uso de jogos para o ensino da matemáatica, representa, em sua essência, uma mudança de postura do professor em relação ao o que é ensinar matemática, ou seja, o papel dele muda de comunicador de conhecimento para o de observador, organizador, mediador, e incentivador da aprendizagem do processo de construção do saber pelo aluno.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Trabalhar de forma lúdica para o ensino da Matemática é essencial para desenvolvimento da criança, os trabalhos com jogos nas escolas apresentam-se como possibilidades sobre como se dá a construção de conceitos matemáticos de maneira interessante e prazerosa durante as aulas. Assim, Antunes (1998, p.36) afirma que o jogo ganha um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulos ao interesse do aluno que como todo adora jogar e desenvolver níveis diferentes da sua experiência pessoal e social.
Assim acredita-se que através de jogos é possível desenvolver o conhecimento matemático, onde o educando possa interagir com esse conhecimento, uma vez que constituem também um meio capaz de resgatar a autoestima, os valores como solidariedade, responsabilidade, disciplina, autoconfiança, auto aceitação, tolerância, concentração e alegria, podendo com isso levar os estudantes a mudar de atitude em relação à matemática. Assim, Antunes (1998, p.36) afirma que o jogo ganha um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulos ao interesse do aluno que como todo adora jogar e desenvolver níveis diferentes da sua experiência pessoal e social.
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