Aprender Brincando Com A Matemática
Pesquisas Acadêmicas: Aprender Brincando Com A Matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Crisgimenez • 9/9/2013 • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 767 Visualizações
Centro de Educação a Distância
Universidade Anhanguera – Uniderp
Elaine Cristina G. de Souza - RA: 290292
Érika Silva dos Santos - RA: 290317
Josiane Nates Terra - RA: 286799
Sueli Aparecida - RA: 116772
Suze Mara Andrello - RA: 301075
Aprender Brincando com a Matemática
Campo Grande MS
ABRIL/ 2012.
Elaine Cristina G. de Souza - RA: 290292
Érika Silva dos Santos - RA: 290317
Josiane Nates Terra - RA: 286799
Sueli Aparecida - RA: 116772
Suze Mara Andrello - RA: 301075
Aprender Brincando com a Matemática
A atividade prática supervisionada (ATPS) para melhor aperfeiçoamento favorecendo sua aprendizagem na vida acadêmica. Com a orientação da professora Tutora Presencial Aline Bueno Coco, e Tutor Professor a distancia Rodrigo Raiffer e a Professora Milene Bartolomei Silva.
Campo Grande MS
ABRIL/ 2012.
Nome do Projeto: Aprender Brincando com a Matemática
Publico Alvo: Crianças de 8 anos
Ano Escolaridade: 2º Ano do Ensino Fundamental.
Justificativa:
Este projeto tem fim de ensinar a matemática a desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, como sendo educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do individuo com outras pessoas.
Objetivos
GERAL
● Buscar o desenvolvimento e o aprendizado prazeroso nas aulas de Matemática.
ESPECIFICO
● Contribuir para atenção e concentração
● Desenvolver a criatividade
● Raciocínio rápido e logico
● Resolver situações e desafios.
● Relacionamento entre alunos e professor
CRONOGRAMA
Dias da Semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Apresentação do Projeto X
Realização dos jogos. X X
Conclusão Geral dos alunos e professores. X
Apresentação dos resultados para os pais e direção geral da escola. X
Desenvolvimento:
O manuseio dos jogos didáticos motivou os alunos, a partir da possibilidade de uma ampla visão e facilitando o aprendizado e os conceitos matemáticos.
Mostrando-se completamente eficaz para o aluno e para professor dando autonomia e confiança para soluções não vivenciadas que foram encontradas nos jogo.
Durante a realização do projeto observa-se que a sala já obtém um bom relacionamento tanto entre os alunos quantos aos professores, desde á chega que são recebidos com atenção e de forma afetiva bem carinhosa.
Sempre ocorrendo explicações nas horas das mudanças seja qual for á orientação que for passada, tanto quando vai ser feito o uso do material didático quanto da louça branca, são explicadas de forma clara e objetiva, para que todos possam compreender e realizar o objetivo proposto em sala, tudo que vem ser trabalhado em sala já vem previamente registrado nos planos de aulas, onde que por algumas vezes são realizadas adaptações quando o objetivo do professor não é alcançado.
Os fatos da sala são todos relatados em uma ata, que por sua vez e utilizada em reuniões pedagógicas e familiares, devidamente onde os pais ou responsáveis são orientados e comunicados caso aja problemas que não possam ser solucionados em sala ou com orientação de coordenadores e diretores responsável pela instituição.
Este projeto terá seu inicio na segunda feira com a apresentação do projeto a ser desenvolvido para os alunos e equipe pedagógica da instituição escolhida para seu desenvolvimento, na terça feria e quarta feria serão realizadas as atividades lúdicas (jogos) com equipes de quatro alunos e em outros momentos como na utilização de materiais recicláveis com toda a turma, tendo um momento na quarta feira para conclusão em sala dos alunos e da equipe de professores envolvidos nas aulas lúdicas e sua finalização será na sexta feira com apresentação dos resultados e demonstração para os pais e direção geral da instituição como podemos educar, ensinar e transformar a matemática em um conteúdo dinâmico, afastando o preconceito e o mais temido “medo” nas aulas que são administradas a matéria.
Visamos utilizar a disciplina de matemática no segundo ano do ensino fundamental devido proporcionar o incentivo e o domínio afastando quais querem que sejam as duvidas e os “medos” que a criança poção desenvolver, tornado e facilitando o raciocínio lógico, para toda sua caminhada dentro e fora das escolas.
Nos jogos como dominós, pega varetas, memória será montado equipes de quatro alunos, onde todos deveram ler as regras dos jogos, fazer a analise do jogo e após isto feito se inicia o jogo com o jogador que menor tirar o numero no dado, este dado será entregue para cada equipe para compor o material utilizado no momento proposto. Porque do aluno que menor tirar o numero? Para mostra que os que consideramos inferior também têm suas vantagens, seus momentos e suas vitorias.
Já nos jogos de dama e quebra cabeças serão realizadas equipes de dois alunos, onde os mesmo não seriam os
...