Recomendações Para o Acondicionamento e Destinação dos Resíduos Gerados no Setor de Preparação de Argamassa
Por: talinha • 24/4/2022 • Relatório de pesquisa • 329 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia Curso: Licenciatura em Educação Profissional Disciplina: Leitura e Produção de Texto Aluna: Jaqueline Cristina da Silva [pic 1]
Turma: A/ 1º Semestre
Além das flores amarelas: Histórias da Vila Autódromo
Heloisa Helena Costa Berto deitou-se de bruços, fechou os punhos, colocou o esquerdo no chão de cimento, encostou o direito em cima do esquerdo e repousou a testa sobre ambos, a coluna maltratada pelo tempo e sustentada por oito parafusos nem ameaçou doer, se doesse, Heloisa não notaria.
Não era ela quem se debruçava em reverência diante do altar e sim ialorixá Luizinha de Nanã é assim que Heloisa é chamada no candomblé.
Heloisa batizou a casa de Nanã, O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão. Heloisa começou a desenvolver no candomblé ainda na adolescência e o orixá que a guiaria se chamava Luizinha de Nanã.
A associação de moradores da Vila Autódromo elaborou um projeto de urbanização o que não empolgou a prefeitura, no entanto o governo propôs aos moradores um acordo no qual eles deveriam abandonar suas casas e uma quantidade significativa aceitou o acordo, porém houve aqueles que resistiram como a artesã Jane Nascimento que entrava na frente das máquinas e caminhões para impedir as demolições.
No total o município desembolsou cerca de 200 milhões em indenizações, aqueles que tiveram pulsos fortes receberam uma quantia maior, com o dinheiro que recebeu de indenização Heloiza comprou uma casa em Guaratiba onde pretende remontar a casa de Nanã, já o Altair irá morar pela primeira vez em apartamento.
No total vinte casas foram construídas na rua Piquet, Sandra é uma dessas pessoas que resistiu e vai morar numa dessas casas e até hoje quem passa pela nova rua Vila Autódromo no sentido oeste encontrará flores amarelas, uma prova de que a terra ainda continua fértil.
...