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Recreação E Lazer

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Por:   •  29/9/2013  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  654 Visualizações

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Nos dias atuais, é cada vez mais crescente a possibilidade de formação e de

atuação profissional no âmbito do lazer. já vem acontecendo em alguns cursos de graduação, tais como Educação Física.

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Na área da Educação Física o foco central deste estudo, o debate sobre a formação

de profissionais para atuar no campo do lazer carece de maiores estudos, já que a cada dia

esse tema vem ampliando a sua inserção dentro dos currículos desses cursos. Além disso, o

mercado de trabalho no campo do lazer tem possibilitado uma significativa participação de

profissionais da Educação Física para a realização de trabalhos.

Objetivando discutir as relações entre currículo, Educação Física, recreação e

lazer, este capÍtulo será dividido em três partes inter-relacionadas. Na primeira parte, o foco

central de análise diz respeito às teorias do currículo, considerando as diferentes perspectivas

de compreensão desse objeto e buscando salientar, por fim, a concepção de currículo aqui

adotada. Na terceira parte, discuto a construção do conhecimento no campo da

recreação e do lazer especificamente na área da Educação Física. voltando a discussão para as

ações e projetos que são desenvolvidos no âmbito da formação profissionaL

1.1. Compreendendo as Teorias sobre Currículo

Com o objetivo de contribuir com a compreensão sobre os currículos dos cursos

de graduação em Educação Física. inicialmente gostaria de apontar algumas considerações

sobre a área de estudos do currículo, centrando a discussão nas chamadas teorias críticas e

pós-críticas, a partir da contribuição de autores como APPLE ( 1981). Em termos gerais, identifiquei três formas de conceber o currículo e a teoria

curricular: a primeira está associada a uma perspectiva tecnicista e tradicional, na qual o currículo possui urna dimensão instrumental e utilitarista, baseando-se em aspectos conservadores de escola e educação; a segunda tem como alicerce os estudos neomarxistas e é denominada de teorias críticas do currículo; apresenta uma análise do currículo como um espaço possível para a reprodução das estruturas de classe da sociedade capitalista. Esse modelo auxiliou na consolidação definitiva da visão apresentada por Bobbit, influenciando fortemente o campo do currículo no Brasil . Nesse contexto, fica nítido o reducionismo do currículo e o da função da escola, pois só existe

o planificado e o previsto. Nesse entendimento, o currículo é apenas a cuhura que deve ser transmitida e passivamente absorvida, e, portanto, preocupa-se primordialmente com a organização do conhecimento escolar, implicando as relações assimétricas de poder no interior da sociedade e da escola.

Embasado nesse entendimento de currículo, surgiram no Brasil inúmeros pacotes curriculares .. Em geral, essa forma de compreender o currículo apresenta uma tendência de considerá-lo, a partir do entendimento de que o poder está separado do conhecimento, e a cultura é independente da política .Foi com o intuito de transformação que, nos anos 70, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, abriram-se novas possibilidades para os estudiosos do campo do currículo. Vários autores,

inconformados com as injustiças e as desigualdades sociais, com interesse em denunciar o papel da escola e o do currículo na reprodução da estrutura social e, ainda, apreensivos com a construção de currículos que se preocupassem com os interesses dos grupos dominados, buscaram um embasamento nas teorias sociológicas para auxiliar suas reflexões e suas propostas, originando, assim, as chamadas teorias críticas do currículo.

Embora questões relativas ao ''como" do currículo continuem importantes, elas só adquirem sentido dentro de uma que as

considere em sua relação com questões como a do "'porquê'~ das formas de organização do conhecimento escolar.

Para as teorias críticas do currículo, ele está relacionado a questões de

"identidade" e de "subjetividade". Recorrendo à etimologia da palavra currículo. Currículo e poder formam a equação básica que estrutura a

crítica do currículo desenvolvida JXlr esse autor. Muitas vezes, o currículo está ativamente envolvido na garantia do consenso,

buscando a obtenção da hegemonia. Nesse caso, o currículo é baseado na cultura dominante, pois é transmitido através do código cultural dominante. Completa- se, assim, o ciclo da reprodução cultural. As pessoas precisam ser convencidas da legitimidade da estrutura social vigente.

Apesar de incidir no reforço de conhecimentos, procedimentos, valores e

expectativas mais de acordo com as necessidades e os interesses das ideologias hegemônicas dos diferentes momentos sócio-históricos, o currículo oculto nem sempre encaminha para a

consolidação dos interesses dos grupos sociais dominantes e das estruturas de produção e distnõuição vigentes. A análise do currículo oculto em situação concreta nos possibilita entender que a vida dos estudantes na escola não se caracteriza por uma submissão "cega" às normas, às tarefas e aos significados que lhes são impostos. A estruturação do espaço escolar é outro dos componentes por meio dos quais os alunos aprendem certos comportamentos sociais: o espaço rigidamente organizado da sala de aulatradicional transmite urna realidade; o espaço frouxamente estruturado da sala de aula . Além disso, é possível pensar no ensino do tempo, através do qual se aprende a pontualidade, o controle do tempo, à divisão do tempo em unidades discretas, a destinação do tempo para cada tarefa etc. O currículo oculto ensina, ainda, mediante rituais, regras,regulamentos, normas. Dessa forma, a afinação do autor precisa ser repensada, pois acredito que o currículo oculto pode

constituir-se numa forma de resistência às imposições ideológicas que estão presentes no currículo pré-escrito.

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