Recurso Humano
Exames: Recurso Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roseneideboldori • 16/11/2013 • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 360 Visualizações
Introdução
A moderna gestão de recursos humanos é assegurar que a organização possa atingir seus objetivos pela utilização adequada da força de trabalho. Por tanto as organizações necessitam não somente de pessoas qualificada, mas também de sistemas eficiente, eficaz e de recursos financeiros.
O mundo dos negócios ficou completamente diferente, exigente, dinâmico, mutável e incerto. E as pessoas sentem o impacto dessas influencias e necessitam de um apoio e suporte por parte dos lideres e gerente. E eles requerem, por seu lado, o apoio e suporte da ARH, Chiavenato (2004).
Gestão de Pessoas na Organização Estrutural na Organização da Empresa.
A teoria clássica de administração se caracteriza pela ênfase na estrutura. Essa teoria estuda a estrutura organizacional para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, como departamentos, seções e pessoas. Segundo Chiavenato (2000).
O Processo de gerir pessoas é uma atividade muito importante para ficar limitada apenas a um órgão da empresa. Hoje a gestão de pessoas é uma questão estratégica para as organizações. Essa função de gerir pessoas e competências não pode mais ser centralizada em apenas um departamento. Segundo Chiavenato (1999), a área de Recursos Humanos está deixando de ser prestadora de serviços especializados de recursos humanos, gradativamente vai abandonando as operações burocráticas e se transformando cada vez mais em uma área de assessoria interna para aconselhar e auxiliar os gerentes de linha. A Gestão de Pessoas nunca foi tão necessária como neste momento de mudança, mas o seu papel está se transformando, inovando e ficando bem diferente de antigamente.
Conceito de gestão de Pessoas.
A Gestão de Pessoas é área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações capítulo 1. Segundo Chiavenato (2004), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, o negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
A Gestão de Pessoas deve tratar os funcionários como parceiros da empresa, assim como trata os fornecedores, os acionistas, os clientes entre outros. Os empregados têm um papel fundamental para a empresa, pois são eles que contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização. Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:
• Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
• A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
Como podemos verificar a Gestão de Pessoas não fica limitada apenas ao processo de recrutamento e seleção de pessoas ou somente ao treinamento de funcionário.
Os objetivos da Gestão de Pessoas. Segundo Chiavenato (2004). A ARH deve contribuir para a eficácia da empresa através dos seguintes meios:
1. Ajudar a organização a alcançar suas metas, objetivos e realizar sua missão.
2. Proporcionar competitividade a organização.
3. Proporcionar a organização pessoas bem treinadas e bem motivadas.
4. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho.
5. Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
7. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Tanto as pessoas como a organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidades social. Segundo Chiavenato (2004), A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas, tais como:
1. Análise e descrição de Cargos e modelagem de trabalho.
2. Recrutamento e Seleção de pessoas e admissão de candidatos selecionados.
3. Orientação e integração de novos funcionários.
4. Administração de cargos e salários.
5. Incentivos salariais e benefícios sociais.
6. Avaliação do desempenho das pessoas.
7. Comunicação aos funcionários.
8. Treinamento e desenvolvimento das pessoas.
9. Desenvolvimento organizacional.
10. Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.
11. Relações com empregados e relações sindicais.
Os seis processos de Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato (2004), há seis processos básicos da Gestão de Pessoas:
1. Processos de Agregar Pessoas – São os processos de incluir novas pessoas, de suprimento de novos funcionários. Nesse processo estão as atividades de recrutamento e seleção de pessoas.
2. Processos de Aplicar Pessoas – Processos utilizados para modelar as atividades que os funcionários irão realizar na organização, acompanhar e orientar seu desempenho. As atividades encontradas nesse processo são de desenhos de cargos e avaliação de desempenho.
3. Processos de Recompensar Pessoas – Processos utilizados para motiva e incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuas. Nesse processo podemos encontrar as atividades de remuneração e benefícios.
4. Processos de Desenvolver Pessoas – Processos utilizados para capacitar, treinar e desenvolver pessoas. Aqui encontramos as atividades de treinamento, mudanças e comunicação.
5. Processos de Manter Pessoas – São os processos de criação de condições ambientais e psicológicas satisfatórias para o trabalho dos funcionários.
6. Processos de Monitorar Pessoas – São os processos utilizados para acompanhar e controlar o trabalho dos funcionários e analisar os resultados.
...