Recurso Humano
Ensaios: Recurso Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristianoxav • 20/2/2014 • 1.855 Palavras (8 Páginas) • 263 Visualizações
RECURSOS HUMANOS
Anhanguera - Uniderp
Curso – Administração 6º semestre
Profa Ma. Irma Macário
Acadêmicos: Andre Tuparendi RA: 213625
Andréia Regina Zamim RA: 243012
Sandro Samuel Assis RA: 293208
Artur dos Santos RA: 184615
Santa Rosa – RS, 22 outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos o conceito de gestão de pessoas diante das transformações e inovações, relatando a relação dos filmes “Tempos Modernos” e “A moderna gestão de pessoas”. Explicando como será realizado o projeto, suas ações, recursos, o valor e o tempo determinado para elaboração do mesmo. Elaboração de um Plano de Ação, apontando suas estratégias, através das pesquisas realizadas sobre a Empresa Loja de Calçados Cinderela, contendo questionários, missão, visão, formas de recrutamento de seus funcionários, surgimento e localização da Empresas
Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais
Gestão de Pessoas é um processo de organização, influenciado pelas mudanças, que são consequências de um mercado de trabalho que cresce e se torna competitivo, através de suas estratégias.
Nas mudanças, os aspectos fundamentais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, sendo parceiros da empresa e juntos serem capazes de alcançar o sucesso.
As mudanças organizacionais podem planejar ações, para que os objetivos sejam compridos e seus projetos tragam os resultados esperados. Para que seus gestores se inovam e aprendam a lidar com as mudanças que o mercado esta exigindo. Usar métodos para proporcionar a familiarização com grandes problemas, para venhamos construir procedimentos técnicos com clareza para adotar um padrão viável para cada organização em questão.
Com todas essas inovações, o profissional de gestão de pessoas passa a ter como objetivo administrar os comportamentos internos, passando agregar, aplicar, recompensar e remunerar. Quanto à descentralização as organizações vêm ganhando espaço dentro das organizações que anteriormente eram limitadas dispersam entre si estratégias, ganhando visão das práticas de RH e passam a ter necessidade de cada vez mais buscar atividades que venham dar funcionalidade nas tarefas burocráticas.
A relação entre os filmes ”TEMPOS MODERNOS” e “A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS”
No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX os gerentes (ou melhor, capatazes) tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente de um RH era, como diríamos, um capataz mor. Um capitão do mato moderno, que tinha a função de regular a produção na base da coerção física ou psicológica. No contexto da época esta tática era a melhor de todas, pois não havia um número significativo de empresas concorrentes.
Comparando as cenas mostradas no filme “Tempos Modernos”, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos(ruborizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.
OS SEIS PROCESSOS BASICOS DA GESTÃO:
1. Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).
2. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).
3. Processos de recompensar pessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).
4. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.
5. Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.
6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Questionário elaborado para a Empresa
1 - A empresa hoje possui a necessidade de contratar mais trabalhadores?
Atualmente não.
2 - A Empresa encontra dificuldades na qualificação de seus trabalhadores?
Não encontramos nenhuma dificuldade, pois os trabalhadores são treinados dentro da própria empresa.
3 - A Empresa incentiva o trabalho em equipe?
Com certeza, a instituição deixa claro até onde vai a autonomia do profissional sendo este coordenador ou assistencial.
4 - Quanto ao salário, é estabelecido algum critério?
Não
...