Recursos Huanos
Ensaios: Recursos Huanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassol • 18/8/2014 • 903 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A visão contemporânea das organizações com relação ao meio ambiente insere-se no processo de mudanças que vem ocorrendo na sociedade nas últimas décadas e que, segundo Donaire (1999), faz a empresa ser vista como uma instituição sociopolítica com claras responsabilidades sociais que excedem a produção de bens e serviços. Portanto, segundo Longenecker (1981), esta responsabilidade social implica em um sentido de obrigação para com a sociedade de diversas formas, entre as quais, a proteção ambiental.
A preocupação que a sociedade vem demonstrando com a qualidade do ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Acrescente-se a tais exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e Normas, como a Série ISO 14000, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
RAZÃO SOCIAL: BRITADEIRA SANTA FÉ
RAMO DE ATIVIDADE: Processamento de Britas
MEMORIAL DESCRITIVO: a empresa trabalha a 3 anos no ramo de venda de britas onde a mesma produz o produto que comercializa sendo vários tamanhos de brita até pó.
2.2 PLANO DE AUDITORIA
2.2.1 Pré Auditoria
Esta auditoria tem como foco empresarial a empresa Britadeira Santa Fé, onde exerce o trabalho de britagem primaria, possui o foco principal na gestão de retirada de produtos das jazidas assim podendo ocasionar problemas ambientais relacionados à escassez destes produtos naturais.
Focamos este trabalho na situação em que a empresa esta trabalhando, focando essa auditoria nos desgastes dos recursos naturais. As informações serão coletadas através de informações básicas coletadas no local.
Entre os relevantes aspectos consideramos nesta auditoria a necessidade de implantação de medidas para conscientização a utilização correta destes produtos naturais. Onde podemos considerar que a extração desse material seja realizada de forma Consciente, tendo em vista as limitações geográficas do município neste quesito; Segura, uma vez que à população só deveria ser fornecida água em condições condizentes com os níveis de potabilidade estabelecidos pela legislação; Sustentável, tendo em vista a responsabilidade de todos, seja Poder Publico ou particulares.
Levantaremos assim três quesitos para elaborar está auditoria e são eles: Modo de extração; controle de extração e qualidade da extração.
2.2.2 Auditoria
Através desta auditoria pode ser constatado que as não obstante os benefícios que a mineração traz e pode trazer, há que se considerar que a lavra corresponde à retirada do minério do local onde se formou e se encontra a jazida e isto inexoravelmente representa um impacto no meio ambiente. Tem se procurado entender o fenômeno, quantificá-lo sempre que possível e em função do conhecimento gerado propor as medidas mitigadoras cabíveis. A razão do aumento da importância do impacto da mineração no meio ambiente nos últimos tempos é decorrência direta da elevada demanda da sociedade por minerais.
O futuro da mineração nas terras é promissor, mas permanece o desafio de lavrar economicamente minérios mais pobres e complexos, cuidando bem da conservação dos recursos não-renováveis, sem prejudicar o meio ambiente e respeitando a saúde e integridade do trabalhador.
A Auditoria propõe algumas recomendações recomendação para que a empresa para que possa aprimorar sua atribuição de promover e acompanhar a vigilância da qualidade da extração. Os benefícios
...