Recursos Humanos
Dissertações: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MAMF • 23/11/2013 • 403 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Atividade Individual:
Apostila /Parte 2
(Pag. 51)
1) Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
R- A valorização de trocas comerciais e novas possibilidades de lucro foram fatores que estimularam a invenção de máquinas e desenvolvimento de tecnologia para produção em larga escala.
3) Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições ás ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
R- As teorias econômicas de Adam Smith foram amplamente aceitas por economistas e consequentemente utilizadas. Sua obra, A Riqueza das Nações, foi escrita de forma clara e compreensível e seus argumentos eram a favor da pouca interferência governamental nos negócios, na taxação e tributação e livre comércio influenciaram a economia mundial durante o século XIX, e continua influenciando até os dias de hoje.
4) Leia cuidadosamente o capitulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a ilustração.
R- A liberdade econômica, a observação, a crítica ao absolutismo, racionalismo e o cientificismo.
(Pag. 52)
7) O que o homem da ilustração esperava da ciência?
E você, o que esperava da ciência hoje?
R- Esperava que a ciência resolvesse os problemas da sociedade.
Espero que a sociedade melhore nas condições de vida e evolua cientificamente para proporcionar uma melhor qualidade de vida.
9) Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por quê?
R- Para Adam Smith o trabalho é a maior fonte de riqueza, pois ele é capaz de transformar matéria bruta e em mercadoria.
(Pag. 53)
Texto
[A posição social]
“A racionalização do pensamento burguês recomeça com a segunda época, isto é, na manufatura relativamente desenvolvida. Só então a classe burguesa se mostra como um fato social firmemente estabelecido, isto é, na manufatura relativamente desenvolvida. Só então a classe burguesa se mostra como um fato social firmemente estabelecido, isto é, só então a posição social dos indivíduos adota formas relativamente estáveis e a inquietude da ascensão e da decadência, do progresso e do retrocesso, não constitui mais o aspecto predominante na imagem da sociedade.”
KOFLER, Leo. Contribución a La historia de La sociedad burguesa.
Buenos Aires: Amorrortu, 1974.p.283.
Segundo o autor, quais as condições sociais e econômicas que favorecem o desenvolvimento do pensamento burguês do século XVII?
R- O desenvolvimento
...