Recursos Humanos
Casos: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 280676311 • 30/3/2014 • 519 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
1. Conceito de Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional é o estudo que tem como finalidade explicar, prever e controlar o comportamento humano. Existem vários tipos de indivíduos, com suas mais diversas personalidades, que influenciam no modo de ser e de viver com o grupo social, refletindo na atuação dentro das organizações, e essas organizações exercem uma função muito importante na vida do ser humano, por que modelam o comportamento dos respectivos membros.
Uma das características do comportamento organizacional é a satisfação no trabalho, juntamente com eficiência e eficácia.
Suas principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Com o comportamento organizacional, surgem oportunidades e desafios, como: aumento da produtividade e da qualidade dos produtos; melhoria nas habilidades humanas; compreendimento entre as diversidades da força de trabalho; contato com a globalização; estimula a inovação e a mudança; ajuda os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e melhora o comportamento ético.
A seguir estão descritos os conceitos abordados por Idalberto Chiavenato e por Casado, acerca do comportamento organizacional.
Segundo Idalberto Chiavenato (1994) “Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos”.
Enquanto Casado (2007) “Comportamento organizacional é o conjunto de conhecimentos sobre o homem e sua interação com as demais pessoas, com seu trabalho e com outros aspectos da vida organizacional, que ajudam no entendimento das questões humanas e que concorrem para o atendimento dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento pleno do potencial humano”
Ao realizar esta comparação verifica-se que o autor Chiavenato argumenta que CO é o estudo de indivíduos e grupos em uma organização, foca no valor entre pessoas e grupos na organização e vice-versa e que o autor Casado defende a deia de que CO é o agregado de conhecimentos a cerca do homem, suas relações intrapessoais e interpessoais dentro da organização, atendendo suas necessidades, demonstrando suas habilidades e desenvolvendo-as.
Enfim, há uma constante necessidade de se adequar aos conceitos de ‘comportamento organizacional’ para poder acompanhar as rápidas mudanças no mercado e no ambiente, compreendendo melhor o comportamento humano, a fim de gerenciar e trabalhar as habilidades e técnicas individuais e sociais, para cada vez somar-se mais qualidade para os seres e organizações, questionando-se cada vez mais onde se deseja chegar. Lembrando que um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propósito, operando sobre dados/energia/matéria, colhidos no ambiente que circunda para fornecer informação/energia/matéria, é chamado de sistema.
Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser fechados ou abertos, veja quadro demonstrativo.
...