Recursos Humanos
Artigo: Recursos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kloster_esteves • 9/4/2014 • 516 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
10) O que é gestão do conhecimento e qual sua relevância para a gestão de pessoas?
A Gestão do Conhecimento trata do gerenciamento do conhecimento que existe na organização, aquele conhecimento que pertence às pessoas da organização, para que elas trabalhem de maneira adequada para, por exemplo, produzir e lançar cada vez mais inovações e obter o sucesso nos mercados onde atuam.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Segundo Nonaka (2008, p. 41):
A essência da inovação é recriar o mundo de acordo com uma visão ou um ideal determinado. Criar novos conhecimentos significa, bem literalmente, recriar a empresa e todos nela em um processo de autorrenovação pessoal e organizacional sem interrupções. Na empresa criadora de conhecimento, inventar o novo conhecimento não é uma atividade especializada - domínio dos departamentos de P&D, marketing ou planejamento estratégico. É uma forma de comportamento, na verdade, uma forma de ser, na qual todos são trabalhadores de conhecimento – isto é, empreendedores.
Muito se tem discutido ultimamente a respeito de novas estratégias de ações empresariais para a acirrada disputa de mercados pelas empresas. Como tudo na vida evolui, os conceitos e metodologias de ações estratégicas assim também foram se adaptando de acordo com fatores externos às empresas. Aonde que tanto a gestão de pessoas com a gestão do conhecimento veio para agregar valor para as empresas em suas tomadas de decisões.
Então Gestão do Conhecimento pode ser definida como "conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão". Já a Gestão de pessoas é a busca da qualidade, da competência e do desempenho adequado, por meio da orientação e capacitação profissional.
Assim a gestão de pessoas e a gestão do conhecimento podem trabalhar juntas num processo estratégico de uma organização. Pois como a gestão do conhecimento desafia assim de forma positiva o capital intelectual dos integrantes da empresa com o objetivo de produzir melhor de acordo com os conhecimentos do seu próprio pessoal, a gestão de pessoas pode entrar nessa metodologia tanto no início, meio e fim do processo. Pois as organizações da atualidade trabalham com todos os seus setores entrelaçados onde a empresa torna-se um todo alinhado entre suas partes.
Portanto a Gestão do conhecimento trabalha desenvolvendo as pessoas, incentivando ao aprendizado contínuo pessoal, assim a empresa também se desenvolve intelectualmente e a gestão de pessoas torna-se fundamental nesse sentido no papel de elaboração das estratégias corporativas.
As gestões e a estratégia devem estar alinhadas para que os gestores sirvam como intermediários entre
...