Recursos Humanos
Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/4/2014 • 649 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Questões
1 - Dê duas definições de Gestão de Pessoas
Resp: É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionado com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensa e avaliação de desempenho;
É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
2 - Quais os principais objetivos da Gestão de Pessoas ?
Resp: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
Proporcionar competitividade à organização;
Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas;
Aumentar a auto-atualização e satisfação das pessoas no trabalho;
Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
Administrar e impulsionar a mudança.
3 - Explique os processos de agregar pessoas, aplicar pessoas, remunerar Resp: pessoas, manter pessoas, desenvolver pessoas e monitorar pessoas
São os processos utilizados para incluir novas pessoas na presa (Processos de provisão ou de suprimentos de pessoas) inclusive recrutamento e seleção de pessoas.
4 - Explique o que significa empregabilidade
Resp: Empregabilidade: demonstra a capacidade das pessoas de conquistar e manter seus empregos;
5 - O que significa pessoas como recursos ou como parceiros ?
Resp: Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados.
6 - Como você estruturaria a área de Gestão de Pessoas?
Resp:
7 - Descreva o consultor David Ulrich e os livros que escreveu ?
Resp: David Olson Ulrich é escritor, palestrante, consultor de gestão e professor universitário.
Seu trabalho está focado em Recursos Humanos (RH) e Liderança. Atualmente é professor de negócios na Ross School of Business, da Universidade de Michigan, e cofundador do Grupo RBL, consultoria que ajuda líderes a conferir mais resultados para suas empresas.
Com mais de 20 anos de experiência em recursos humanos, já publicou mais de 100 artigos e escreveu 15 livros sobre o assunto.
É considerado um dos maiores especialistas da área no meio acadêmico, além ser um dos "gurus" prediletos dos executivos que lidam com gestão de pessoas no mundo todo.
Dave Ulrich foi considerado o mais influente Management Educator & Guru pela BusinessWeek. Já a revista americana Fast Company o elegeu como um dos 10 líderes mais inovadores e criativos do mundo.
Além disso, Ulrich foi nomeado como o número 1 da área de RH pela HR Magazine, três anos seguidos
Alguns de seus livros.
• O Código da Liderança
Dave Ulrich • 2011
• A Marca da Liderança
Dave Ulrich
• Feitos um para o Outro: Almas Gêmeas na Ficção e na Vida Real
Dave Ulrich
• Por Que Trabalhamos
Dave Ulrich e Wendy Ulrich
• Recursos Humanos Estratégicos - Administração
Dave Ulrich –
8 - Quais são os novos papéis da Gestão de Pessoas ?
Resp: A Gestão de Pessoas é um papel extremamente delicado e sensível, que deve ser desenvolvido pelos membros da organização, que têm sua a sua responsabilidade e seu comando, os funcionários, colaboradores, enfim, as pessoas. Por esta razão, ela é contingencial, estratégica e situacional. Porém, depende muito da cultura que predomina em cada organização e também da estrutura organizacional adotada por cada empresa. Mais ainda depende das características do ambiente, do negócio da organização, das políticas internas e externas adotadas pela organização, das suas funções e processos e de uma gama enorme de outras variáveis importantes, que possam afetar a estrutura organizacional de cada empresa.
...