Recursos Humanos
Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelicz • 21/4/2014 • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 403 Visualizações
Seleção de Pessoal
O desafio de agregar talentos à organização
Ronita Gross
Curso de especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG
Júlio Sérgio de Lima
Professor de Desenvolvimento De Recursos Humanos
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG
Nome: Micheli Freitas Cezimbra
Resenha Crítica
Desde o início dos tempos sabe-se que há muitos desafios para as organizações em contratar a pessoa certa que se adeque corretamente em uma determinada função trazendo mais lucro e aumentando a produtividade da mesma. Baseado na literatura existente a função de Recursos Humanos no Processo de Seleção de Pessoal deve ser exercido com muito profissionalismo e ser estratégico utilizando as ferramentas necessárias para que somente as pessoas que realmente tenham perfil e características desejadas pela organização e possam ingressar na mesma.
Com a chegada do mundo globalizado nota-se cada vez mais as organizações a procura de profissionais capacitados e, para que isto aconteça o papel de Recursos Humanos se torna fundamental e estratégico no processo de Seleção de pessoal e se torne decisivo para o sucesso da organização.
Entretanto, algumas organizações têm grandes níveis de rotatividade e de funcionários descontentes, devido ao mesmo não se adequar e não atender as expectativas da organização, ocorrido na maioria das vezes pela pouca eficiência no Processo Seletivo. Devido a isto sabemos da necessidade de uma nova perspectiva baseada na seleção por competências, pois é através dela que as organizações podem identificar pessoas com potencial e assim não ocorreriam mais tantas falhas nos processos seletivos, pois as organizações devem se conscientizar que as pessoas são indispensáveis para que os mesmos atinjam seus resultados e para isto é indispensável um processo seletivo adequado.
SELEÇÃO DE PESSOAL: UM ENFOQUE ESTRATÉGICO
Conforme Chiavenato (1999) sabe-se que com esse mundo globalizado, inclusive na área dos negócios as organizações devem estar conscientes de que a grande parte do sucesso e diferencial estão nas pessoas que nelas trabalham.
Por isso a importância da eficácia na hora do processo seletivo nas organizações independente se esse processo seja realizado através da própria empresa através dos seus Recursos Humanos ou de uma empresa terceirizada, esta é uma opção de cada organização. Qual seja a escolha da empresa neste processo os líderes devem estar cientes de que o nível de comprometimento e responsabilidade serão de ambas as partes para que beneficie não somente sua empresa, mas também ao candidato que parte indispensável e muito importante para o sucesso da organização, pois, sabe-se que somente desta forma o processo de agregar talentos está sendo realizado com eficiência.
O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL
As organizações estão sempre agregando novas pessoas nos seus quadros de funcionários, seja para substituir os que de desligam da empresa ou para aumentar seu quadro de pessoal nas épocas de crescimento ou expansão. Em qualquer destes casos isto significa que está ocorrendo nesta organização o processo de agregar pessoas. (CHIAVENATO 199, P. 106)
Após realizado o processo seletivo, atividade chamada de Recrutamento, os candidatos passam para a etapa seguinte a Seleção, tendo como objetivo de acordo com Chiavenato (1999 p. 81), “(...) Escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.”
Então sabe-se que a seleção é a função se de encontrar entre os candidatos já recrutados aqueles que mais se adequem aos cargos existentes na empresa, procurando assim aumentar sua lucratividade e produtividade.
A seleção parte de uma ocupação, cargo, funçao ou da organização. Contudo, segundo Santos (1985, p. 161), “(...) Nem por isso deixa de atender os indivíduos, pois impede que a pessoa venha a desajustar-se em atividade ou profissão para qual não tenha condições de adaptabilidade.” Isto significa que existem pessoas diferentes, com pensamentos e atitudes distintas, sejam elas físicas ou psicológicas, que fazem com que cada indivíduo se comprte de forma diferente de outros e, apesar de não ser tarefa fácil, os líderes ou Recursos Humanos responsáveis pelo processo seletivo devem estar atentos e conseguir colocar aquela pessoa específica para o cargo ou função mais adequada com seu perfil.
Para Marras ( 2002, p. 79), o processo de seleção de pessoal baseia-se fundamentalmente na análise comparativa de dois itens que são:
• Especificações do cargo – “ o que o cargo requer” – variável obtida através da Análise e Descrição do Cargo para saber quais requisitosque o cargo exige de seu ocupante e;
• Características do candidato – “ o que o candidato oferece” – variável obtida através da aplicação de Técnicas de Seleção para saber quais as condições pessoais para ocupar o cargo.
Feita esta comparação, a seleção analisa qual candidato foi aprovado
ou rejeitado para o cargo pelo qual estão sendo selecionados, podendo acontecer também o caso de vários candidatos apresentarem condições semelhantes serem indicados para a ocupação do mesmo cargo.
Em casos onde houver grande número de candidatos o órgão de seleção deverá intervir na decisão, devendo ser feito por meio de estudos de validade, visando possibilitar a análise do candidato através das técnicas de seleção na tentativa de conhecer suas motivações interiores e exteriores aumentando a probabilidade de acertos na contratação.
TÉCNICAS DE SELEÇÃO DE PESSOAL
O processo seletivo é fundamental, pois com ele se pode verificar as técnicas de seleção onde é feita a avaliação do candidato.
É através das técnicas de seleção a possibilidade de descobrir através do comportamento do candidato algumas características pessoais que facilite no momento da seleção.
Após reunidas as informações sobre o cargo a ser preenchido, o passo seguinte é a escolha das técnicas de seleção para
...