Recursos Humanos
Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 17/10/2014 • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 180 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Saúde e Segurança do Trabalho são estudos que visam por melhorias e a prevenção em relação à integridade física do trabalhador, a higiene do trabalho está propriamente ligada a Saúde, ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, consequentemente do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Tem como o caráter preventivo em promover a saúde e o conforto do trabalhador, evitando assim que o trabalhador possa adoecer e se ausente do trabalho, também envolve o estudo e o controle das condições de trabalho no atendimento a critérios de segurança e de higiene é fundamental para a prevenção de acidentes do trabalho, constituindo assim o seu uso obrigatório de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) uma segurança, proteção a mais ao empregado. A empresa deve ter consciência de que a prevenção deve ser levada em conta todos os fatores e consequências orientando o trabalhador de tudo para que no futuro possa evitar consequências podem acarretar riscos à integridade física e assim prejudicar a si própria. A Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho ou a Higiene Ocupacional são como um conjunto de medidas que são adotadas visa minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, mais propriamente tem como intuito estudar as mais variadas e diversas disciplinas de como e importante à introdução da segurança, a prevenção e o controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações inadequadas, a comunicação e o treinamento, a administração aplicada corretamente e diariamente tudo deixa a empresa bem mais saudável e segura, com ambiente propício e digno livre de aborrecimentos futuros sem contar que tudo faz parte da legislação, normas técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. Também para mostrar os procedimentos corretos e todas as obrigações necessárias em relação aos riscos ambientais de um local, da área de trabalho, a UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição) que é ou são os ambientes e áreas de trabalho onde se oferecem ou que pode ocorrer uma série de riscos ocupacionais. Deixando e demonstrando aos funcionários do como, o quando, o porquê, para que fim é necessário e preciso a utilização dos EPIs, pois se desde o inicio conscientizar os funcionários da tamanha importância do uso, luvas, máscaras, botas, aventais, tocas e roupas adequadas para cada ambiente em que atuam. Dispor ao funcionário um treinamento, um auxilio de todo proclames como os primeiros socorros, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), fazendo essa ação específica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário orientando e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida aos trabalhadores mostrar através de orientações e a conscientização mesmo contendo um pouco de recusa dos funcionários que apesar de às vezes ser incomodo e pela lei seja obrigatório a usarem os EPIs.
CAPÍTULO 1
Familiarizando-se Com o Conceito de Segurança no Trabalho.
A Implementação de uma Pizzaria
O objetivo deste trabalho é desencadear acidentes de trabalho e analisar as condições organizacionais a implementação da Pizzaria, onde serão contratados: Cinco cozinheiros; três lavadores de louças; um gerente; três funcionários de limpeza; um telefonista; um recepcionista; dez garçons e garçonetes; um monitor para espaço; dois caixas; quatro funcionários setor administração; dois sócios; quatro entregadores; um segurança e dois manobristas.
O primeiro passo, para montagem da empresa é observar os seguintes detalhes: necessidade operacional do imóvel, serviços de água, luz, esgoto, telefone, capacidade de espaço suficiente para armazenar mercadorias. Verificar a documentação do imóvel se esta totalmente regularizada fizer uma breve revisão na área interna, condições a construção, tipo infiltrações, pisos soltos teto rachaduras paredes, fazer observação se área esta com total conservação, pensando pelo lado dos funcionários e do consumidor este são pontes fortes que deve obter Pizzaria:
• Área para manipulação de alimentos
• Sanitários somente para funcionários (separados por sexo)
• Área para estoque dos alimentos com prateleiras, Geladeiras, freezers.
• Cozinhas porte grande com instalações de forno a lenha, fogão industrial e fogões menores.
• Vestuários para funcionários, com equipamentos de prevenção de acidentes, botas roupa largas e brancas, luvas plásticas e luvas térmicas, tocas mascaras óculos, entre outros produtos bactericidas e produtos para higiene pessoal.
• Sanitários para publico (separados por sexo)
• Revestimento do imóvel de serem totalmente cores claras para fácil higienização (Janelas, portas, piso anti derrapanti, tetos forros).
• Deve ser ambiente arejado com diversos ventiladores instalados
• O controle exames clínicos nos funcionários é de totais cuidados deve ser feitos rotina mente, para saúde do trabalhador e para que não seja portador de doenças infecciosas.
Instalação de espaço Kids, com profissional qualificado para cuidar das crianças, observarem brinquedos que serão colocados neste espaço, para qual idade de criança para estar brincando, este profissional deve observar cada gesto, tomar devidos cuidados.
• Contratação de manobristas no imóvel deve ser pessoa de total confiança onde passe confiança para consumidor.
• Adquirir recurso de palestras, e cursos para funcionários de atendimento ao publico, procurar fazer treinamentos com monitores.
Estes são pontos onde planejamento para implementação ocorra tudo bem, são pontes fortes onde saúde segurança do trabalho obrigações da empresa, exigências legais, para contratação de um funcionário, por isso o sempre bom estar atento e atualizado procurar profissionais qualificados, com totais responsabilidades atenda todas as necessidades da empresa.
Conceitos Acidente de Trabalho
O conceito características e consequências jurídicas, e de imediato, que tal ocorrência desencadeia direitos ao empregado e obrigações ao empregador, tanto nas esferas cível e criminal, quanto nas previdenciária e trabalhista.
Conceito legal e Conceito Prevencionista, trazem duas versões para o acidente de trabalho mais para todos os efeitos, o que vale mesmo é o Conceito Legal, mas quando se trata de prevenção o Conceito Prevencionista é bem mais completo.
Conceito Legal e Prevencionista – As Diferenças
Conceito Legal - Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991,
Alterado pelo Decreto nº 611, de 21 de julho de 1992.
Art. 19. Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, ou, ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.
A legislação brasileira também considera como acidente do trabalho:
a) a doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalhador peculiar a determinada atividade e constante na relação organizada pelo Ministério da Previdência Social;
b) a doença do trabalho, assim entendida aquela desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente, desde que constante da relação do Anexo II;
c) em caso excepcional, constatando-se que a doença não prevista no Anexo II resultou de condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerá-la acidente do trabalho.
Conceito Prevencionista
Acidente de trabalho é qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.
Riscos e como evitar acidentes em uma Pizzaria
A maior parte dos acidentes pode ser evitada através de uma boa gestão e supervisão de medidas de segurança coletiva e individual, aliadas a uma formação certa. Pois pode evitar ou pelo menos minimizar a maior parte dos acidentes no local de trabalho.
Escorregadelas e tropeções
Resultam em quedas são a causa mais comum de acidentes em Pizzaria, especialmente nas cozinhas. São causadas, por resíduos de alimentos, água, óleo deixa escorregadio. O uso de calçado inadequado agrava o risco, assim como caminhar depressa ou correr.
Como pode ser evitado?
Manter as zonas de trabalho e de trânsito devidamente limpas e livres de obstáculos.
Usar calçado adequado.
Iluminação adequada para o local.
Manter as portas dos fornos, das máquinas e armários fechados.
Andar – não correr.
Devem ter a altura necessária para a tarefa a executar, e as extremidades inferior e superior das barras laterais devem estar equipadas com proteções antiderrapantes. Nunca utilize substitutos inadequados para cadeiras, caixas ou barris.
Utilize tapetes antiderrapantes.
Coloque sinalização de segurança para recordar às pessoas os perigos.
Equipamentos cortantes e facas
São muito utilizadas em cozinhas profissionais. A maior parte das lesões sofridas na cozinha são cortes, que ocorrem quando se utilizam os equipamentos ou quando se procede à sua limpeza.
Como pode ser evitado?
Lave-as separadamente.
Utilize uma prancha de corte adequada e não escorregadia.
As facas devem ser guardadas num bloco para facas, ou em uma prateleira para facas adequada.
As cortadoras devem ter protetores de polegares e dispositivos para o final das peças. Certificar se todas as máquinas têm proteções integradas e de que todos os trabalhadores as usam quando se servem do equipamento.
Lave-as separadamente, e devem estar afiadas e ser mantidas em boas condições.
Queimadura
O óleo quente constitui um risco considerável para os trabalhadores que utilizam. Os trabalhadores podem sofrer queimaduras graves se o óleo ou a gordura e outros antes de ser manuseado ou se não utilizarem o equipamento adequado.
Como pode ser evitado?
Avaliar o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal.
Use um tabuleiro ou um carrinho para servir líquidos quentes, travessas ou utensílios.
Coloque janelas na porta da cozinha, para garantir a circulação em segurança dos empregados.
Forme os trabalhadores sobre boas técnicas no manuseamento de peças quentes, como, por exemplo, a de levantar as tampas dos tachos a alguma distância do corpo.
Mantenha as asas das frigideiras ou dos tachos viradas para o interior do fogão.
Agarre as peças quentes com a ajuda de pegas de pano secas.
Ruídos
Processos culinários ruidosos, sinais sonoros repetitivos, pois a exposição repetida durante períodos longos pode afetar a audição, maquinaria, ventilação, máquinas de lavar louça, moinhos de café, músicas, as conversas, tudo isto faz parte do trabalho no setor em uma pizzaria.
Como pode ser evitado?
Avaliar o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal.
Elimine os ruídos perigosos no local de trabalho.
Use equipamento de proteção auricular adequado.
Riscos de incêndio
O risco de incêndio no sector, especialmente em cozinhas, onde a gás, chamas, óleos aquecidos e substâncias inflamáveis.
Como pode ser evitado?
Avaliar o risco da situação concreta, executar um plano tendente a eliminá-lo ou reduzi-lo e informar o pessoal.
Limpe as torneiras de óleo, exaustores e filtros.
Assinale as saídas de emergência e mantenha-as desobstruídas.
Coloque e verifique os extintores de incêndio.
Instale sistemas automáticos de detecção de incêndios e de aspersão.
Certifique-se de que os seus empregados frequentam formação de segurança contra incêndios.
CAPÍTULO 2
Familiarizando-se Com os Itens Ligados à Segurança do Trabalho.
Plano de Ação:
Com os dados transmitidos pelos proprietários com base no numero de funcionários, cargos a disposição da pizzaria, o grupo pode levantar todos os itens estudados das normas de segurança: Fogo, eletricidade, transporte, maquinário e sinalização, saúde ocupacional e ergonômica, o estabelecimento pode ter dicas de prevenção para que esteja de acordo com a lei e assim possa atingir seu principal objetivo como uma empresa a prevenção e saúde de seus colaboradores.
Segurança do trabalho pede ser definida por um conjunto de ações e medidas que são tomadas para minimizar os riscos e acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para finalidade de proteger a integridade e também a capacidade de trabalhado de cada colaborador.
Vendo o quadro de funcionários, e as funções de cada setor, temos a necessidade de um plano concreto de ações de segurança do trabalho para assim poderemos agir de maneira preventiva, e não corretivo, os ricos do nosso estabelecimento são:
...