Recursos Humanos
Dissertações: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dnoxmario • 21/10/2014 • 3.149 Palavras (13 Páginas) • 258 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O trabalho será desenvolvido com estudo nas disciplinas do semestre por meio de uma revisão bibliográfica sobre os principais temas onde abordaremos a definição de treinamento e desenvolvimento, quais são os tipos de treinamento no ambiente organizacional e quais podem ser utilizados em uma empresa, diferença das dinâmicas de grupo com jogos aplicados em uma organização, às vantagens da aplicação e jogos em treinamentos empresariais, com poderemos avaliarem os resultados deste treinamento, conheceremos o programa de segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho e quais são seus principais componentes, planejamento e avaliação de um programa de segurança de trabalho, como são a gestão de conhecimento e sua relevância para gestão de pessoas, os conceitos sobre a educação corporativa e ou universidades corporativa, seus conceitos, como a empresa deve conduzir a gestão de conhecimento para desenvolver em suas carreiras e como uma empresa deve recompensar seus colaboradores que investem em suas carreiras desenvolvendo competências.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde a mãe que ensina seu bebê ao andar e falar, até um professor de administração, que ensina da melhor maneira os futuros executivos a tomarem decisões, todos estão ensinando e treinando outras pessoas (CARVALHO, 1999). Desde o início da humanidade são relatadas situações e que uma pessoa ensinava a realização de alguma atividade para as outras, com o objetivo fundamental de preservar as espécies; essa era uma forma primitiva de colocar o treinamento em prática. Sendo assim, a palavra treinamento é utilizada para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos colaboradores, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000; BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003). O treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO, 1999, p. 125). O próprio autor acrescenta que com o passar do tempo, além da preocupação básica com tarefas operacionais, é necessário se preocupar com os princípios técnicos, comportamentais e morais relacionados ao cargo.
Desta maneira, o treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2006). Depois de todas as definições, podemos fazer um resumo de que o treinamento representa as atividades que a empresa realiza com o objetivo de ensinar o colaborador no desempenho de suas atividades. No entanto, após o treinamento, a empresa espera que o retorno seja convertido para ela, melhorando seus resultados e seus indicadores. Os treinamentos tem objetivo de provocar mudanças no comportamento do colaborador, para que ele trabalha de acordo com os princípios da empresa. Treinamento é o processo de preparar as pessoas para ocupar um determinado cargo.
O planejamento de um programa de treinamento corresponde ao aperfeiçoamento do desempenho do mesmo nível hierárquico, relacionado à instrumentalização pessoal (fazer melhor), teremos que ter um objetivo no treinamento, como transmissões de informações, que seria aumentar o conhecimento das pessoas desenvolvendo habilidades, desenvolvimento de atitude, que é desenvolver, modificar comportamentos, conhecimento de conceitos, elevando nível de abstração. Um dos fatores mais importantes quando se estuda treinamento é o conhecimento das etapas quando se estuda esses processos. O que devemos fazer em um planejamento de um programa de treinamento é adapta-lo para seu ambiente um processo mais complexo que envolve a empresa que é realizado em quatro etapa, que são: o levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a implementação de desse programa, e por fim, a avaliação dos resultados obtidos (BASTOS, 1994; BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003). Devemos também realizar um levantamento das necessidades do treinamento que deverá ser realizado em três níveis, esses níveis englobam análise da empresa, como um todo, análise da tarefa e análise das pessoas.
Os tipos de treinamento que podem ser utilizados em uma empresa, focaremos em alguns. Sampaio e Tavares (2001) afirmam que normalmente, a tipologia do treinamento é dividida de acordo com o local de realização. Neste sentido, os autores dividem os programas em: treinamentos on the job e treinamentos out the job. Os treinamentos on the job, ou dentro de ambiente de trabalho, são treinamentos no próprio serviço, com conteúdos profissionalizantes. Já o treinamento out the job, ou fora do ambiente de trabalho, são mais formais e realizados em sala de aula, laboratório ou locais alugados para a sua realização.
A ideia de treinamento nos remete a algumas perguntas como o porquê, em que, quem, como e quando treinar. Para isso existem etapas de elaboração, ou seja, primeiramente é necessário um diagnóstico das necessidades de treinamento, depois, uma programação de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas anteriormente, logo em seguida, a aplicação e execução, e por fim, a avaliação dos resultados obtidos.
O diagnóstico das necessidades pode ser feito a partir da análise organizacional, das operações e tarefas e, por último, da análise individual e coletiva. Quanto à execução de um treinamento, esta deve levar em consideração os vários tipos de treinamento: primeiro o de integração que tem como objetivo adaptar as pessoas à organização; depois o técnico-operacional, que busca capacitar o indivíduo para o desempenho das tarefas específicas às quais realiza; o treinamento gerencial, que tem o intuito de desenvolver a competência técnica, administrativa e comportamental, e, por fim, o treinamento comportamental, que tem como objetivo solucionar os problemas das inter-relações no contexto do trabalho. Ainda segundo os mesmo autores (2001, p. 226), a execução de um determinado treinamento deve levar em consideração os seguintes fatores: adequação do programa às necessidades da organização; qualidade do material didático; cooperação do pessoal de chefia; qualidade e preparo dos instrutores e a qualidade do pessoal a ser treinado. A avaliação de treinamento propicia o feedback
...