Recursos Humanos
Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: margaretho • 19/11/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Conceitos e princípios
A avaliação de desempenho humano é um elemento importante da gestão de pessoas, que integra e compleme3nta a metodologia de treinamento desenvolvimento e educação, segundo Pilla Savi (2002), a avaliação de desempenho apresenta os três dimensões distintas, no contexto organizacional. São elas;
Ferramenta: proporciona a visão sistêmica e holística das práticas de RH
Meio: Fornece dados para serem registrados e processados, muito úteis para subsidiar a tomada de decisões.
Instrumento: Facilita e auxilia o gerenciamento dos talentos na organização.
Objetivo da avaliação de desempenho
Através da avaliação de desempenho, pode-se apurar a eficácia da seleção de profissionais e a adequação da descrições de cargos/funções, acompanha a movimentação/ retenção de talentos e os planos de carreira: estimular a produtividade e o autodesenvolvimento; oferecer feedback e identificar os incentivos mais adequados; divulgar os padrões de desempenho praticados na organização; avaliar a eficácia do RH.
É fundamental que a avaliação de desempenho esteja em sintonia e alinhada com as demais estratégias da organização, buscando a eficácia e eficiência nos resultados, sem desconsiderar que quem movimenta toda a estrutura organizacional são as pessoas.
No passado, a avaliação de desempenho humano seguia um modelo arcaico, não era interativo e flexível na avaliação. Historicamente, a avaliação do desempenho dos “funcionários” foi sendo incorporado como uma mera “rotina” na maioria das empresas de modo mecânico.
Ainda nos dias atuais em muitas organizações a avaliação de desempenho não tem o reconhecimento que deveria ter nas estratégias de RH.
Avaliar o desempenho das pessoas na organização implica um processo dinâmico que visa conhecer:
As características e o modo de ser de cada um;
O trabalho a ser realizado na função;
O cargo que ocupa;
O ambiente organizacional no qual essas ações são vivenciadas;
O que se deve evitar na avaliação?
Deve-se evitar que o processo ou avaliação seja aplicado repetidamente.
Não basta apenas boa vontade para implantar ao processo e não se deve pular fases, precisa estar preparado para aplicar a avaliação..
Não adianta achar que os colaboradores tem que aceitar a avaliação porque é uma determinação da empresa, os colaboradores precisam entender esse processo.
O colaborador não pode ser sentir coagido como processo de seleção, precisa se sentir a vontade.
...