TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

Gestão de pessoas.

1 - Considerações iniciais.

Por ser composta de pessoas, qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, se faz necessário um departamento de RH que organize todo histórico de organograma, comportamento de pessoal, pagamentos, contratações, faturamentos, despesas, fichas de funcionários, definições de negócios, entre outros. A contratação de um Gestor Profissional que atua nessa área, que tenha sensibilidade de enxergar com clareza as necessidades e expectativas das pessoas que estão envolvidas nessa organização, dando oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional para quem quer ter comprometimento e evolução junto à organização. Com um departamento de RH bem organizado e alinhado com as necessidades não só da empresa, mas também de quem faz parte dela, essa organização têm muita expectativa de sobrevivência, competitividade, durabilidade e sucesso em seus projetos.

2 – Diagnostico:

A organização está passando por vários problemas de insatisfação, entre eles estão: (1) - remuneração, (2) - refeitório, (3) - capacitação profissional, (4) - reconhecimento profissional. (1) A remuneração é a recompensa que o colaborador espera da organização para suprir suas necessidades básicas, ter reconhecimento social, estabilidade e ter orgulho da organização em que pertence. (2) Refeitório é uma repartição que toda empresa deve inserir em seu ambiente de trabalho, separado das alas de atuação profissional, ele deve ser bem adequado com banheiro, lavabo, mesas, cadeiras, etc. assim todos podem ter uma economia detempo, gastos, desgastes físicos entre outros. (3) Capacitação Profissional é o crescimento intelectual do colaborador para estar atento a todas as informações possíveis no mercado em que atua para se atualizar nas constantes mudanças e continuar sendo competitivo. (4) Reconhecimento Profissional é o incentivo para o colaborador ser cada vez mais proativo, fazer com que ele se sinta valorizado e satisfeito por ter se esforçado em suas atividades.

3 – Plano de Ação:

1 – Remuneração – A remuneração é a recompensa em que o colaborador da organização espera para realizações de seus objetivos como, ter veiculo, casa própria, uma boa educação para seus filhos, lazer, dignidade, estabilidade financeiras, entre outros. Não se espera que um colaborador tenha bons desempenhos em suas atividades se ele não está sendo bem remunerado. As dificuldades do dia a dai começam a interferir em seu estado psicológico e consequentemente atinge seu desempenho em suas tarefas. A organização em análise, “Supersoft”, vem apresentando um índice de insatisfação dos colaboradores dos salários que vem recebendo. Sugiro que a empresa além do salário fixo, o implante de um incentivo baseado no desempenho do crescimento do lucro da empresa, uma porcentagem para cada funcionário de acordo com seus rendimentos, a chamada Participação de Lucro, e um prêmio incentivo para a aquele que superar as expectativas da empresa, por exemplo, se todos atingirem as expectativas, fará realização de sorteio incluindo o nome daquele que fará jus.

2 – REFEITÓRIO – O refeitório é uma repartição da empresa que éindispensável a ela, contribuindo para uma serie de conforto na vida de um trabalhador, ela também traz um dos reconhecimentos do ser humano na vida de uma organização, é o crescimento da valorização em que as organizações vem se fazendo ao longo dos tempos. A sugestão para a organização “Supersoft”, é a instalação de um refeitório dentro da empresa que contenha mesas, cadeiras, banheiros, lavabo, toalhas, material de higienização em geral, entre outros requisitos que se faz necessário ao conforto de seu usuário. Tudo isso em separado das áreas de manipulação e execução de suas tarefas.

3 – Capacitação Profissional – A Capitação Profissional é o crescimento intelectual do colaborador, portanto investir nele é fundamental para que a organização permaneça atualizada em informações inerente aos acontecimentos das mudanças constantes e permanecer competitivo no mercado. A “Supersoft” precisa oferecer curso de capacitação para cada setor ou função exercida na empresa, todo momento que surgirem oportunidades de mudanças, para que os profissionais fiquem cada vez mais alinhados com os acontecimentos do mundo competitivo externo.

4 – Reconhecimento Profissional – o colaborador precisa ser reconhecido quando apresenta algo novo ou exerce suas funções com proatividade, para isso a empresa tem que adotar o empowerment, que é dar poder as pessoas para atingir os resultados traçados pala empresa. Sendo eles fornecedores de know how, a empresa tem que acreditar em sua capacidade e dar espaço para o seu crescimento, com isso ao se sentirem mais responsáveis passam a seinteressar mais pelas questões da empresa, procuram soluções e se tornam mais criativos, se sentem que pertencem de fato à aquela empresa. A empresa Supersofu precisa adotar esse reconhecimento através de incentivos salariais e benefícios sociais, assim ele se sentirá o quanto é importante e o quanto a empresa o valoriza.

Prazo para efetivação da implantação deste plano é imediato e, dentro de um ano será feito avaliações em todos os itens relacionados. o resultado esperado é que a empresa se torne sustentável, competitiva, segurança de emprego a todos os funcionários, crescimento em todos os sentidos, tanto no faturamento como no conceito humano.

4 – Conclusão

Como dá para perceber nitidamente que a empresa Supersoft vem passando por alguns problemas de gestão porque não há um alinhamento de pensamentos, valores, compromisso, dedicação, comprometimento, falta de harmonia entre outros adjetivos que podemos facilmente citar. A organização depende das pessoas assim como as pessoas dependem da organização. É nela que elas passam a maior parte de sua vida buscando posição social, estabilidade, objetivos pessoais, sobrevivência, reconhecimento, entre outros. Os objetivos da empresa tem que estar em comum com os objetivos das pessoas para que ambos caminhem lado a lado e chegarem num fator comum que é o sucesso. Quando isso acontece os problemas diminuem e o trabalhador se sente honrado em fazer parte daquela organização. O esquema dos principais objetivos das pessoas e da organização segundo Chiavenato (1999) são:

Figura 1 ilustra os Objetivos das Organizações ePessoas:

Objetivos das Organizações Objetivos das Pessoas

• Sobrevivência;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com