Recursos Humanos
Dissertações: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mands • 3/9/2013 • 390 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
A pessoa certa no lugar certo
Inicial /Roberto Caproni /Simone Carvalho
Se você quer resultados tenha as pessoas certas trabalhando com você.
(*) Por Dr. Roberto Caproni e Dra. Simone Carvalho
Para melhorar o seu resultado financeiro, a sua qualidade de vida, o seu prestígio social e o grau de satisfação dos seus clientes, você tem que saber trabalhar em equipe. Com a competitividade dos mercados atuais não tem como você fazer tudo sozinho e ser bem sucedido.
Mas, como sabemos, trabalhar em equipe não é fácil.Quais são os pré-requisitos para se ter uma equipe atuante, comprometida, focada em resultados e vencedora?
Para responder a esta pergunta eu vou fazer aqui uma analogia com o futebol. A maioria das pessoas pouco entende de formação de equipes de trabalho mas muito entendem de futebol.
Imagine um time de futebol vencedor: O Brasil na copa do mundo em 2002. Foram 11 jogadores em campo, que apesar de todos os problemas e dificuldades, conquistaram o pentacampeonato para o Brasil.
Quais características tinham este time? As mesmas que são essenciais para uma equipe de trabalho. Não importa se a sua equipe tenha 2 ou 200 pessoas. Para vencer ela deve ter, no mínimo, as características abaixo:
Encontrar as pessoas certas.
Eram 11 jogadores, recrutados entre os melhores do país. Saber recrutar é fundamental. Se você faz um recrutamento errado, tudo dará errado.Tanto na clínica quanto no futebol.
Colocar a pessoa certa na função certa.
De nada adianta você ter as pessoas certas se elas estiverem nas posições erradas. Você já imaginou se em 2002 o Felipão escalasse o Ronaldo para o gol e o Marcos para o ataque? Pode ter certeza de uma coisa: O time brasileiro não teria nem mesmo se classificado para o campeonato mundial. Se você tem as pessoas certas nas posições erradas você não pode esperar muito da sua equipe.
Treinar a equipe.
Treinar o Marcos no gol e o Ronaldo no ataque é um bom começo. Agora treinar o Marcos no ataque e o Ronaldo no gol…É um absurdo! Você diria. Sim é um absurdo que fazemos a todo instante em nossos consultórios e clínicos.
Quando treinamos o nosso pessoal, podemos o estar fazendo de forma totalmente equivocada. Quando não treinamos, já estamos equivocados!
Treinar os funcionários em Excelente Atendimento ao Cliente, além de treinamentos técnicos, é tão fundamental para se ter uma equipe vitoriosa quanto a água é fundamental para a sobrevivência dos peixes.
...