Recursos Humanos
Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscillafreitas • 16/9/2013 • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 298 Visualizações
Processos Gerenciais (Resumo)
Planejar Significa definir os objetivos e escolher antecipadamente curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo . O planejamento define onde se pretende chegar, oque deve ser feito o fato de lidar com o futuro não se trata de adivinhar mas de reconhecer que como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro. O Planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
Vivemos em uma época de mudanças e descontinuidade todo negocio e toda organização deve ser capaz de efetuar mudanças a fim de sobreviver. Se o administrador mudar adequadamente , ele poderá também progredir e crescer. Devemos procurara melhores e novos caminhos para compreender ,antecipar e explorar a mudança e cooperar com ela . Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança de uma maneira positiva e proposital.
Tipos de Planejamentos
Planejamento Estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto suas principais características são:
● É projetado para longo prazo seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos.
● Envolve a empresa como uma totalidade : abrange todos os seus recursos e áreas de atividades e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização.
● É definido pela cúpula da organização : situa-se no nível institucional , corresponde ao plano maior ao qual todos os demais planos estão subordinados.
● É voltado para eficácia da organização : alcançar seus objetivos globais , apresentar resultados .Esse é o sentido da excelência organizacional.
Planejamento Tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização .Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático e subordinado ao planejamento estratégico. suas principais características são:
● É projetado para médio prazo : em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa ,isto é 12 meses .
● Envolve cada departamento ou unidade da organização : abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais.
● É definido no nível intermediário da organização: para cada departamento ou unidade da empresa.
● É voltado para a coordenação e integração: diz respeito as atividades internas da organização .
Planejamento Operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular .suas principais características são:
● É projetado para curto prazo : para o imediato e normalmente lida como cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal.
● Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente preocupa-se com o alcance de metas específicas.
● É voltado para a eficiência : na execução das tarefas ou atividades .fazer bem feito e corretamente . Isso compõe a chamada excelência operacional.
Roberto Shinyashiki
Roberto diz que a visão é a arte de ver o invisível.
Ele comenta que a visão transforma você numa pessoa especial . Quando vê o que quase todos vêem deixa de ser alguém especial e vira a maioria e a maioria infelizmente é lmitada.
Ver alem do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Um verdadeiro empreendedor consegui enxergar o que a na entrelinhas ele se antecipa.
Disse algo interessante o futuro é conseqüência do presente.
Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo o do presente e do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não se esquece que há outra batalha no horizonte : a do imaginário para conquistar o futuro.
Disse também que o sucesso tende a levar a acomodação. Pior ainda leva a idéia de que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar nos conduzindo ao pódio.
A visão faz com que o individuo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Da uma sugestão para desenvolver o espírito empreendedor e diz que observar ao nosso redor imaginar serviços e produtos que poderiam melhorar a vida das pessoas e empresas.
E ainda fala que hoje muitos em todo redor do mundo as pessoas reclamam das altas taxas de impostos mas o imposto mas cara é a falta de visão. Quando as pessoas não enxergam adiante tem de pagar por suas falta de visão .
Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, e momentos de felicidades de coisas que só valorizam depois que perdem .
Paulo Barretos dos Santos
Ele diz que a globalização é um fenômeno do mundo dos negócios imprevisível e irresistível gostemos dela ou não o profissional do futuro tem que ficar conectado 24 hs ou seja o profissional deste séculos que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso precisa estudar muito participar de eventos, workshop etc para empreender neste mercado global.
Diz que para ter sucesso neste mercado global precisamos abrir a janela do futuro. Conforme Winston Churchill dizia na década de 50 que os empresários do futuro seriam impérios do conhecimento da informação e da tecnologia.
As grandes complexidades das empresas das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
A raiz do problema é que enquanto o mundo dos negócios virou completamente a cabeça para baixo a maioria das pessoas que o conduz ainda opera com base em concepções e formulas que foram elaboradas para lidar com uma era completamente diferente.
Isso é perfeitamente compreensível a maioria dos lideres empresariais de hoje teve toda a educação formal e a maior parte de suas experiências empresariais em um mundo que deixou de existir. Em meados dos anos 90 o cenário dos negócios esta cheio de combatentes de guerras frias lutando batalhas de ontem e usando o arsenal gerencial e conceitual de anteontem.
Confronto das mensagens de Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto e os cap do PLT 7,8 e 9
O planejamento operacional envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem
...