Redação - O Fake News
Por: Maria Fernanda • 14/6/2019 • Dissertação • 325 Palavras (2 Páginas) • 820 Visualizações
Na década de 1930, Getúlio Vargas elaborou, junto ao exército, o Plano Cohen, um falso artigo com as premissas de que comunistas queriam tomar posse do poder. Já na atualidade, a realidade não é diferente, visto que as notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news, apenas crescem. A busca incessante por lucro e a falta de imparcialidade ajudam a tornar este problema cada vez mais frequente na sociedade.
De acordo com o sociólogo alemão Karl Marx, o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valores. Ao seguir essa linha de pensamento, chega-se a conclusão de que as fake news propagam mentiras, principalmente por meio das redes sociais, apenas para se obter ganhos financeiros e/ou políticos através de clicks e compartilhamentos. Uma prova recente disso é que, quando a vereadora carioca Marielle Franco foi assassinada, muitos veículos de informação espalharam informações falsas sobre ela, com o objetivo de criminalizá-la e de alguma forma justificar sua morte.
Além disso, em um cenário marcado pelo comodismo da população, torna-se comum o grande número de cidadãos que ainda deixam de analisar o que é disseminado nos canais comunicativos. Vale ressaltar que este é um problema causado pela falta de uma educação digital, haja vista que os indivíduos ainda não sabem totalmente como interagir em meio tecnológico de maneira ética e por causa disso, não conseguem identificar, por exemplo, quando uma notícia é falsa ou não.
Portanto, medidas são necessárias para resolver este impasse. Cabe ao Ministério das Comunicações criar políticas públicas mais rigorosas, visando monitorar as publicações feitas, abrindo também espaço para denúncias sobre divulgação de informações falsas. Em paralelo, o Ministério da Educação deve organizar palestras ministradas por professores e especialistas em informática nas escolas de todo o Brasil, garantindo mais investimentos na estrutura tecnológica das mesmas e fazendo com que as pessoas tenham um senso crítico mais ético na hora de comunicar-se vitualmente. Assim, o fim da disseminação de notícias falsas pode deixar de ser uma ideia utópica na realidade brasileira.
...