Redação: Racismo na Web
Por: Luzianess • 9/5/2017 • Dissertação • 312 Palavras (2 Páginas) • 1.192 Visualizações
Criminosos atrás das telinhas
Sabe-se que episódios de discriminação e preconceito ocorrem por todo lado, estão presentes no nosso dia a dia, em todos os lugares que estamos só é necessário parar e observar para notar. Com o anonimato disponível para qualquer um, pode fazer emergir o que há de pior das pessoas que tem outras ideias de como utilizar a internet.
No entanto, várias ondas de racismo são espalhadas por meio de comentários, status e posts diversos. Tudo o que não fazemos ou falamos off-line, pessoalmente, é realizado por via das redes sociais, que tem sido as ferramentas utilizadas para praticar principalmente o bullying, preconceito e o racismo. A situação somente ocorre porque o ser humano se sente confortável ao usar o anonimato e por ter o sentimento de imunidade, já que muitos dos casos nunca são resolvidos. Não é atoa que convivemos com a violência, vários jovens caçam brigas, cometem suicídio ou são assassinados, a maioria deles negros. Há grande elevação de discursos de ódio canalizados através das redes sociais, aumentam a cada dia, vários deles acabam se tornando virais, ou seja, o que estava restrito para poucas pessoas acaba a ser algo que ofende toda uma coletividade.
Por outro lado, a visibilidade do que acontece é boa, visto que no qual muitos acreditam que o racismo no Brasil era menor do que em outros países. Segundo pesquisas do site Pragmatismo Político, o Brasil foi considerado um dos países mais racista do mundo, pois se olharmos o tanto de denúncias em relação ao racismo institucionalizado das polícias, no serviço médico, na mídia e no mundo corporativo veremos como tem sido perverso.
Dessa maneira, além de criar leis melhores e eficazes, aumentar a pena, ter reclusão de mais tempo, e para a pessoa que cometer o crime prestar serviços a comunidade com um monitoramento mais fechado sobre ele após cumprir a penalidade.
...