Refinarias de petroleo
Por: Iandraa • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.955 Palavras (12 Páginas) • 480 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GIOVANNA PÜTTEN SCHIAVÃO
IANDRA BASTOS
MAURICIO FÜLBER NEUMANN
THOMAS CZRNHAK
REFINARIA DE PETRÓLEO
SÃO LEOPOLDO
2015
Giovanna Pütten Schiavão
Iandra Bastos
Mauricio Fülber Neumann
Thomas Czrnhak
REFINARIA DE PETRÓLEO
Trabalho apresentado para a disciplina de Introdução à Engenharia Química, pelo Curso de Engenharia Química da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelos professores Fernando Serenotti e Gabriel Meneghetti Faé Gomes.
São Leopoldo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 REFINARIAS DE PETRÓLEO
2.1 Refinarias de Petróleo no Brasil:
3 PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS
4 PROCESSOS DE REFINO:
4.1 Destilação Fracionária
4.2 Destilação à Vácuo
4.3 Viscorredução
4.4 Craqueamento
5 IMPORTÂNCIA DA REFINAÇÃO DE PETRÓLEO PARA A ENGENHARIA QUÍMICA
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Dentre a Engenharia Química, é de conhecimento geral a importância do petróleo e da petroquímica para a área. O petróleo (do latim petroleum, de petrus, pedra, e oleum, óleo.) é um combustível fóssil, conhecido como óleo cru, quando extraído no campo de produção. É composto por basicamente carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos), porém possui pequenas impurezas como nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e metais, como níquel e vanádio, o que define seus aspectos visuais, como cores e cheiro.
Sua obtenção é possível através da exploração dos solos, a partir de métodos sísmicos, magnéticos, gravimétricos ou aerofotométricos, sucedido de sua extração e transporte em embarcações, caminhões ou tubulações que os levam para as refinarias de petróleo e depois à pontos de distribuição para comercialização.
O óleo cru não possui aplicação direta. Para se comercializá-lo é preciso separá-lo em componentes, através das etapas que compõe o processo de refino.
É inegável que, com o avanço tecnológico de indústrias e a modernização da mesma, o consumo de petróleo aumentou em progressões muito altas, tornando-se o principal composto e combustível de muitas e principais máquinas e equipamentos usados nas indústrias modernas, desde o século XX.
Dentre o processo de refinação do petróleo, se percorrem diversas etapas, as quais se dividem por ordens específicas e usando equipamentos ou máquinas. As etapas podem se dividir em, mais especificamente, destilação fracionada e a vácuo, viscorredução e craqueamento térmico e catalítico.
As operações da refinação do petróleo utilizam máquinas e equipamentos. Tendo, como exemplo, na destilação a vácuo e destilação fracionada, a presença de uma fornalha, retorta e uma torre de destilação. Na viscorredução um forno é feito presente, também sendo presente a torre de destilação.
2 REFINARIAS DE PETRÓLEO
As refinarias são um conjunto de operações mais conhecido como unidades de processamento, a fim de converter matérias-primas em produtos com valor agregado. A partir disso, compreende-se que o refino do petróleo seja a transformação do petróleo bruto (hidrocarbonetos e impurezas, como nitrogênio, oxigênio, enxofre e metais) em derivados mais puros para uso comercial através de sua separação fracionaria.
Para chegar aos produtos finais o petróleo bruto pode passar por uma ou mais unidades de processamento dentro de uma mesma refinaria, já que alguns derivados são obtidos logo na primeira unidade, enquanto outros surgem apenas após a passagem por várias unidades de processamento.
As correntes de entrada e saída podem variar de acordo com a unidade de processamento e as propriedades do óleo crú utilizado, pois essas diferenças influenciaram na qualidade dos derivados.
O óleo cru chega às refinarias comumente por oleodutos, um tipo de canalização fechada que transporta o petróleo e seus derivados em grandes distâncias, que partem das plataformas de extração até os tanques de armazenamento para posteriormente ser processado.
2.1 Refinarias de Petróleo no Brasil:
As refinarias surgem de acordo com as necessidades do mercado, ou seja, nem todas as refinarias chegam aos mesmos produtos finais. Um derivado pode ser produzido em uma refinaria apenas, como pode passar por mais antes de ser comercializado.
Segundo PIRES (2012) “a primeira refinaria de petróleo do Brasil, a Refinaria Rio-grandense de Petróleo, foi instalada em 1932, na cidade de Uruguaiana no Rio Grande do Sul. A empresa utilizava o recurso natural importado do Chile, entre outros países.”
Atualmente o Brasil possui 14 refinarias de petróleo, onde juntas possuem capacidade de processar cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo por dia (BIANCHIN V. e CARDOSO, 2014 Ed. 81).
3 PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, ou seja, carbonos e hidrogênios e impurezas, como nitrogênio, oxigênio, enxofre e metais. Em seu estado bruto, o petróleo não possui valor ou aplicação comercial, sendo assim é realizado seu refino dando origem a diversos derivados, de acordo com o tamanho de sua cadeia carbônica.
...