Gestão de segurança em uma refinaria de petróleo
Por: Kevin023 • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.741 Palavras (11 Páginas) • 316 Visualizações
[pic 1]
Felipe de Oliveira Florêncio
Glaucio Luiz
Joaci Barbosa
Kevin Estevam Sobreira
Michel Alves
Filipe Silva
João Paulo
Gestão de Segurança no Processo de Separação
Santo André
2016
Felipe de Oliveira Florêncio
Glaucio Luiz
Joaci Barbosa
Kevin Estevam Sobreira
Michel Alves
Filipe Silva
João Paulo
Gestão de Segurança no Processo de Separação
Trabalho para conclusão
da matéria de Projetos,
do curso de Processos Químicos,
da Faculdade Pentágono.
Orientadora: Professora Doutora Sandra Picolo
Santo André
2016
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. O PROCESSO DE SEPARAÇÃO 2
2.1 PROPRIEDADES DO PROCESSO 2
3. CONCEITO DE GESTÃO 3
4. SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAUDE OCUPACIONAL 4
4.1 IMPLEMENTAÇÃO 7
4.2 VANTAGENS E CUSTOS 8
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
O petróleo é um óleo composto principalmente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), além de contaminantes como enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais. Do petróleo retiramos quase todos combustíveis e matéria prima que a indústria necessita, como a gasolina, óleo diesel, GLP, querosene, óleos lubrificantes, entre outros vários produtos que podemos retirar do petróleo.
O processo que viabiliza a obtenção de quase todos os produtos que podem ser obtidos do petróleo é o processo de separação, este processo é feito sobe altas temperaturas, isto faz com que este processo seja perigoso. A área de gestão de segurança e meio ambiente, cuida com atenção deste processo, qualquer falha na segurança do processo, faz com que a torre venha a explodir assim destruindo uma boa parte da refinaria e ate mesmo poluindo o meio ambiente em volta da empresa.
- O PROCESSO DE SEPARAÇÃO
O Processo de Separação tem como objetivo fracionar o petróleo da refinaria empregando um processo físico de separação, escolhido de acordo com as propriedades que se deseja fracionar.
- PROPRIEDADES DO PROCESSO
As propriedades mais utilizadas são a diferença no ponto de ebulição dos componentes da carga ou da unidade. Os seguintes processos fazem parte desse grupo:
- Destilação.
- Desasfaltação.
- Extração de Aromáticos.
- Desparafinação
- Adsorção de n-parafina.
Destilação - É o processo básico de separação do petróleo, consiste na separação de frações de hidrocarbonetos presentes no petróleo com base na diferença de suas temperaturas de ebulição.
Desasfaltação - Esse processo tem por objetivo extrair, por ação de um solvente, um gasóleo de alta viscosidade contido no resíduo de destilação a vácuo.
Extração de Aromáticos - A extração de aromáticos de frações do petróleo está entre os processos de refino mais antigos. No início do século XX esse processo já era utilizado para a remoção de aromáticos da fração querosene.
Desparafinação - Esse processo é também usado na rota convencional de produção de óleos básicos e lubrificantes. Seu objetivo é reduzir o teor de hidrocarbonetos parafínicos de cadeia linear.
Adsorção de n-parafinas – É própria para a remoção de hidrocarbonetos parafínicos lineares contidos na fração do querosene.
- CONCEITO DE GESTÃO
De acordo com o dicionário, gestão significa dirigir, administrar. Se orientarmo-nos em termos gerais, observamos que gestão é o ato de gerenciar um determinado negócio, buscando o funcionamento ou execução de tarefas e conceitos. Trata-se de um processo de tomada de decisões.
Podemos compreender, com base em Henri Fayol (2003) que tais decisões encontram-se agrupadas em cinco categorias: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias trata-se de um processo distinto e são comumente chamadas de funções.
Como gestão, podemos subentender também, que trata-se do ato de organizar, dirigir e delegar funções, a fim de envolver pessoas participantes de um grupo ou equipe, na intenção de atingir metas e alcançar resultados e objetivos comuns.
- SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
Para Osny Telles Orselli. (2013), um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional (SGSSO) deve promover um ambiente saudável através de uma estrutura que permite á qualquer organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, com o fundamento de reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.
...