TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão do Filme A Guerra do Fogo

Por:   •  29/2/2016  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  2.532 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Bahia

III Semestre de Psicologia

Disciplina: Indivíduo e Cultura

Reflexão do filme “A guerra do fogo” abordando o impacto da cultura no homem

        O filme “A guerra do fogo” retrata a vida de alguns grupos de hominídeos e como a interação entre eles, através da busca pelo fogo, influenciou na cultura de cada um. A cada obstáculo, algo novo é aprendido, e assim, ocorre adaptação, que se configura como uma das características da cultura.

                Os homens do primeiro grupo, tido como personagens principais, no início do filme possuíam um aparato em que mantinham uma chama acesa. Para eles, o fogo tinha que ser cuidado, pois não sabiam como o produzir. Eles o utilizavam para se aquecer, para assar alimentos e para espantar predadores. Ao ser atacados por outro grupo a chama foi apagada e, então, três membros do grupo tiveram que sair em busca de outra.

        Durante a busca pelo fogo, os três membros da tribo enfrentam muitos perigos, mas que os fazem adquirir experiência e que parece os tornar mais conscientes. Ao se depararem com uma tribo rival, ocorre um encontro entre diferentes culturas, o que contribui para o aprendizado de ambos os grupos. O grupo ataca os três personagens com ossos de outros animais, ensinando-os a também se defenderem dessa forma caso seja necessário. Além disso, durante o encontro, um grupo de mamutes surge assustando a todos, porém, um dos personagens aproxima-se do mamute oferecendo-lhe alimento, também ensinado a outra tribo a se comportar dessa forma em momentos que seja necessário.

        O filme evidencia os momentos em que os personagens passam a agir de forma mais racional, como na cena em que eles encontram cinzas e pedaços de madeira, um dos personagens encontra um pedaço de carne e começa a comê-lo, em seguida os outros dois homens encontram um crânio e os três percebem que se trata, então, de canibalismo. Ao se depararem com a tribo canibal, há um forte impacto em relação à cultura, nesse caso, ocorre rejeição.

        É durante essa parte do filme que os três personagens principais encontram uma mulher de outra tribo, que se torna essencial à narrativa fílmica, pois é ela quem mais influencia a introdução do grupo em uma nova cultura, ocorrendo o processo de aculturação, isto é, o contato contínuo entre duas culturas, originando importantes mudanças em uma delas ou em ambas. No caso do filme, os membros da tribo, que buscava pelo fogo, absorveram novos conhecimentos característicos da tribo da mulher.

        Dentre as características aprendidas através da interação entre as tribos estão: o uso de ervas medicinais, o uso de armas (aparato para lançar flechas), construção de cabanas, diferentes formas de linguagem, e, principalmente, a dominação do fogo, isto é, produzi-lo através de atrito.

        A partir da interação com a mulher e sua tribo, além dos aprendizados supracitados, os personagens aprenderam, também, características emocionais, como o humor e a afetividade, que não fazia parte da sua cultura. Além da descoberta do prazer e de outra forma de se relacionar sexualmente.

        Enfim, o início do filme mostra as características de uma tribo a partir de sua endoculturação, e no fim, é mostrado as mudanças de hábitos que ocorreram naquela tribo depois da migração de três membros, e da interação entre diferentes culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com