Reflexão
Por: tablet • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Há muitos anos o município onde moro vem apresentando sérios problemas com o lixo. Tem muitos lugares ou bairros que o caminhão do lixo passa duas vezes na semana para fazer a coleta, e durante os outros dias da semana lixos e mais lixos vão se acumulando nas casas.
Só que as pessoas são tão anti-sociais que invés de colocarem o lixo nos barris de coletas com tampa, não colocam; e sim atiram nos arredores de outras ruas ou bairros causando muita sujeira, e mau cheiro e sem falar no juntamento de cachorros e gatos e a proliferação de ratos e baratas causando doenças para as pessoas.
E quando inventam de queimar o lixo nos seus pátios, é um Deus nós acuda! Imagina só a poluição, isso porque queimam desde móveis, roupas, calçados, eletros quebrados, plásticos, pneus velhos etc. Mas será que estas pessoas não têm noção do tamanho do estrago que estão fazendo para o planeta?
Aí me faz lembrar o vídeo “a história das coisas” que as pessoas cada vez querem mais e mais, um consumismo desenfreado, não há o que chegue! As coisas vão para o lixo, e por isso o tamanho do lixo também aumenta, não querem nem saber se a fumaça vai fazer mal para o vizinho ou para um animal de estimação que poderá beber a água de um rio.
Uma solução para o problema seria mais compromisso do governo com as pessoas e com o meio ambiente fazerem uma parceria com a assistência social e ministrarem curso, palestras, oficinas sustentáveis. Manterem um programa de conscientização ambiental para as pessoas, que muitas não têm nenhuma noção de educação e respeito pela natureza, e até mesmo por si mesmo, ou pelo próximo. Contratarem uma firma de posição e responsabilidade social, que preste serviço de qualidade para a sociedade em todos os dias da semana e não como está sendo “dia sim, dia não” Manterem uma mini usina de reciclagem e contratarem catadores com a responsabilidade de manter a cidade limpa e também já estarão ganhando uma renda extra. Como já existe na cidade catadores, mas não são renumerados. Aí acho que já dá para se manter um equilíbrio na cidade e amenizando os impactos ambientais.
...