Regras Do Handebol
Artigo: Regras Do Handebol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriele123 • 6/4/2014 • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 473 Visualizações
Regras do Handebol
O jogo de handebol não é difícil de entender, porém, para apreciá-lo, por mais fácil que ele seja, ter a compreensão básica de suas regras é indispensável, assim como em qualquer outro esportes. O handebol se caracteriza por ser um esporte de quadra, tendo como marca a velocidade, a força e agilidade. Em uma partida, cada equipe é composta com sete jogadores em quadra e mais cinco reservas cada uma. Utilizam uma bola e com ela trocam passes com as mãos.A equipe que tem a posse de bola deve se manter sempre no campo de ataque até arremessá-la no gol. Entre outras regras, não se pode invadir a área de gol adversária, voltar para seu campo ou recuar a bola para o goleiro, a menos se ele estiver no campo de ataque, ou seja, após o meio da quadra. Cada atleta pode segurar a bola por até três segundos ou então dar três passos com ela presa na mão. De outro modo, o jogador deve conduzir a bola quicando como no basquete. Se o atleta ficar mais tempo com a bola como descrito acima, é marcado condução pelo árbitro do jogo e a posse de bola passa a ser da outra equipe. Por ser um esporte veloz, o handebol exige dos jogadores agilidade e força, especialmente nos braços para que eles possam se livrar dos adversários. O objetivo é um só, marcar gols na baliza adversária. Sai vencedor, aquela equipe que marcar mais gols dentro dos 60 minutos de partida (30 minutos para cada lado com intervalo de dez minutos entre eles).
A quadra oficial de handebol tem o seu formato retangular e deve medir 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. Os gols devem ter o tamanho de 3 metros de largura por 2 metros de altura e são colocados bem no centro de cada uma das linhas de fundo da quadra. Todas as linhas pintadas na quadra de handebol tem largura de 5 centímetros, com exceção das duas linhas dos gols que possuem 8 centímetros de largura, que se estendem de uma trave lateral a outra. A área do gol é definida por um semicírculo de 6 metros de diâmetro. Apenas o goleiro pode se posicionar neste local. A marca do goleiro fica a 4 metros de distância da linha de fundo, e ela serve para limitar até aonde o goleiro pode avançar em um tiro de 7 metros. A marca de 7 metros é semelhante ao pênalti do futebol. É marcado quando um jogador é bloqueado, empurrado ou o adversário tenta arrancar ou bater na bola que está em poder alheio. Na cobrança de 7 metros, os outros jogadores devem ficar atrás da linha de 9 metros, da qual falaremos abaixo. O banco de reservas serve para os jogadores que estão de fora, ficarem sentados, aguardando a substituição. A Mesa é composta pelo cronometrista, que cuida do tempo de jogo, e pelo secretário, que é o responsável por controlar as substituições e as faltas.
Os homens das categorias adulto, júnior e juvenil, jogam com bolas que têm tamanhos entre 58 e 60 centímetros de diâmetro e pesam entre 425 e 475 gramas. As mulheres das categorias adulto, júnior, juvenil e cadete, utilizam bolas com medidas entre 54 e 56 centímetros de diâmetro e pesam entre 325 e 375 gramas. Estas medidas para o feminino também servem para as categorias dos homens no cadete e infantil. Dois árbitros principais controlam a partida. Além deles, há o juiz de gol e o juiz de centro. Quando um time ataca, o árbitro que está no mesmo lado do campo comanda o jogo. Nesse instante, o outro juiz fica perto da linha de defesa ou da linha do gol.
Também temos as posição e a função de cada jogador exemplo:
Armador
Posicionado no centro, ele é responsável por comandar o curso e o tempo do ataque. Geralmente, este jogador costuma ser o mais experiente da equipe. Além de ter de possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária, um bom armador deve ter força no seu arremesso, concentração, tempo de jogo e passes precisos.
os meias ( esquerda e direita)
São os jogadores que geralmente possuem os arremessos mais fortes da equipe, além de serem os mais altos. São eles os jogadores mais perigosos quando o time está atacando, pois geralmente os arremessos saem das suas mãos ou então de outro jogador que geralmente tenha recebido um passe dele.
os pontas (direita e esquerda)
São os responsáveis por começar as jogadas no ataque. Para cumprir esta função, o jogador deve ser veloz e ágil, além de possuir uma grande técnica em arremessos com ângulos fechados. Estes jogadores são importantes também para os contra-ataques por serem velozes e por seu posicionamento em quadra, que é estar bem junto a lateral.
Pivô
É o jogador que se posiciona entre a linha de 6 e a de 9 metros. Tem como objetivo abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar a bola de uma distância menor. O pivô é aquele que mais arremessa em um jogo.
Goleiro
No futebol, dizemos que um goleiro é meio time. No handebol o goleiro pode ser 70% da equipe. Ter um bom goleiro é essencial no handebol, pois neste jogo a quantidade de gols que saem quando uma equipe ataca é enorme. Por isso ele tem um papel importante que é não deixar a bola entrar no gol. Além deste papel, o goleiro é também um importante armador de contra-ataques.
Fintas
Fintas são movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário.
Basicamente existe a finta de braço e finta de corpo.
As fintas são muito usadas para escapar dos adversários durante a condução da bola, fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.
Um outro tipo de finta é o passe de costas, muito utilizado para se penetrar na defesa adversária e chegar a uma posição adequada ao arremesso.
O atleta segura a bola, leva o corpo para um lado e lança a bola para trás. Desta maneira, faz com que o adversário se desloque, deixando um lado livre para que possa executar um passe.
Conduzindo a bola, utilizando fintas
...