Relatório Experimental Oxidação da Palha de Aço com Água Sanitária
Por: Elaino Moreira • 26/6/2021 • Relatório de pesquisa • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 11.762 Visualizações
EXPERIMENTO II
Oxidação da palha de aço com água sanitária.
Autores: Cristina M. Moreira e Elaino Moreira
Resumo: Presente experimento se fundamenta nas reações de oxirredução, a qual baseia na imersão de um pedaço de palha de aço em agua sanitária por determinado tempo. Sendo observados que a palha de aço após removida surgiu uma formação de uma substância (Fe2O3), a partir da reação entre o ferro e a agua sanitária (NaClO), presente.
Assim em 2Fe + 3NaClO 🡪 Fe2O3 + 3NaCL, onde o ferro sofreu a variação em Nox de zero para +3, e no cloro de +1 para -1.
Palavras palha de aço, água sanitária, variação de Nox.
Introdução:
As reações de oxirredução é comum na química, visto que envolve grande parte dos compostos químicos, é através da transferência de elétrons de uma substância em outra, exemplo disse fato pode ser observado no branqueamento de roupas, chamamento de reações redox. No nosso caso o experimento usado foi pedaço de palha de aço colocados em um prato e acrescido de alvejante a agua sanitária, que deve preencher alguns requisitos para que possa ser comercializada.
Segundo a RESOLUÇÃO Nº 55, 10/11/2009 Fica aprovado o Regulamento Técnico que estabelece os requisitos mínimos para o Registro de Produtos Saneantes Categorizados como água sanitária e alvejantes à base de hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio refere-se, portanto, a um produto químico, líquido, resultante da diluição em água do produto industrial hipoclorito de sódio, apresenta uma concentração de cloro ativo na faixa de 2 a 2,5 %, o hipoclorito de sódio tem uma concentração média de 12 a 15% de cloro ativo.
Palha de aço extraída através da usinagem de aço carbono, sua natureza química é aço carbono e não apresenta ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo.
Material e métodos:
Reagentes água sanitária, lá de aço, prato de louça
Experimento de baixo custo
1ª Etapa:
Adicione um pequeno pedaço da palha de aço em um prato de louça fundo a, procurando deixar os fios desembaraçados, adicione com cuidado a água sanitária. Aguarde aproximadamente quarenta minutos até observar a formação de sólidos de cor marrom formando-se nos fios da palha de aço.
As considerações formuladas sabe-se que a palha de aço é praticamente ferro [Fe(s)] e a água sanitária uma solução de hipoclorito de sódio [NaClO(aq)] forma a equação química: Fe(s) + NaClO(aq) 🡪 Fe2O3 (s) + NaCl(aq)
Balanceando a equação, obtém-se
[pic 1]
Esta é uma reação de oxidação-redução (redox):
[pic 2]
NaClO agente oxidante, Fe um agente redutor.
A partir deste momento, é possível formalizar os conceitos de oxidação (perda de elétrons, aumento do nox) e redução (ganho de elétrons, diminuição do nox).
Resultados e discussão: 1800 caracteres (com espaços)
Considerando os reagentes ferro (2,10 g) e hipoclorito de sódio (1 mol/L, V: 100 mL) em solução aquosa para a formação do produto Fe2O3:
a) Qual o agente limitante e o que está em excesso na reação?
Fe= 2,10g
NaClO = 1 molL-¹
V=100 ml 2Fe + 3NaClO 🡪 Fe2O3 + 3NaCl
0,037 1mol
- N= = = 0,037 mol de Fe[pic 3][pic 4]
2Fe + 3NaClO 🡪 Fe2O3 + 3NaCl
2 3
Usando a régua de três para calcular: 2x= 0,111
...