TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fisica Geral Anhanguera

Por:   •  1/5/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.621 Palavras (19 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ANHANGUERA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO

ALEX MARQUES PEIXOTO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

FÍSICA GERAL

CRICIÚMA, 2024

ALEX MARQUES PEIXOTO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

FÍSICA GERAL

Relatório apresentado à disciplina de Física Geral, ministrada pelo Professor Eduardo Ferracin Moreira, para complementação de média semestral.

CRICIÚMA, 2024

ETAPA – 1 MOVIMENTO RETILINIO UNIFORMEMENTE VARIADO

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Movimento

        O mundo, e tudo que está nele, se move. Mesmo coisas aparentemente em repouso, como uma estrada, se movem com a rotação da Terra, com a órbita da Terra ao redor do Sol, com a órbita do Sol ao redor do centro da galáxia da Via Láctea, e com a migração daquela galáxia em relação a outras galáxias. O estudo de um movimento (cinemática), o que envolve sua classificação, assim como a comparação de vários movimentos, é muitas vezes, um desafio.

        Existem algumas propriedades gerais de um movimento, são elas:

  • O movimento ocorre apenas ao longo de uma linha reta. A reta pode ser vertical (como a de uma pedra caindo), horizontal (a de um carro em uma rodovia sem desníveis) ou inclinada, mas deve ser uma reta;

  • Forças (puxões e empurrões) causam movimento. O objeto em movimento se desloca mais rapidamente, mais lentamente, para ou inverte o sentido do seu movimento? Se o movimento realmente muda, qual a influência do tempo na mudança?
  • O objeto em movimento é uma partícula (termo usado para dizermos que o objeto é pontual como, por exemplo, um elétron) ou um objeto que se move como uma partícula (de tal forma que todas as partes se movem na mesma direção e com a mesma rapidez). Pode-se considerar que um corpo rígido deslizando para baixo de um escorregador plano de um playground se move como uma partícula; por outro lado, uma tumbleweed não poderia ser considerada uma partícula, pois diferentes pontos delas se movem em direções diferentes.

1.2 Posição e Deslocamento

Localizar um objeto significa determinar a sua posição relativa a algum ponto de referência, frequentemente a origem (ou ponto zero) de um eixo. O sentido positivo de um eixo está no sentido dos números crescentes (coordenadas), o sentido oposto é o sentido negativo.

Uma mudança de uma posição [pic 1][pic 2] para outra posição [pic 3][pic 4] é chamada de deslocamento [pic 5][pic 6], onde:

[pic 7]

Ao se atribuir números para as posições x1 e x2, um deslocamento no sentido positivo (para a direita) sempre resulta positivo, e um no sentido contrário (para a esquerda) é negativo.

O deslocamento é uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido. Porém, o fundamental, neste caso, é a ideia de que o deslocamento apresenta duas características:

  • Seu módulo e a distância (como o número de metros) entre as posições inicial e final;

  • Sua direção e sentido, de uma posição inicial até uma posição final, podem ser representados por um sinal de mais ou menos, se o movimento for ao longo de um único eixo.

1.3 Velocidade

1.3.1 Velocidade Média

O termo rapidez está associado a diversas grandezas. Uma delas é a velocidade média, que se constitui na razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo durante o qual ocorre o deslocamento. Assim:

[pic 8]

Onde:

[pic 9][pic 10]Velocidade média [m/s];

[pic 11][pic 12]Deslocamento [m];

[pic 13][pic 14]Tempo [s].

1.3.2 Velocidade Escalar Média

A velocidade escalar média é uma forma diferente de descrever a rapidez com que uma partícula se move. A velocidade média envolve o deslocamento da partícula [pic 15][pic 16], enquanto a velocidade escalar média envolve a distância total percorrida, independente da direção e sentido, ou seja:

[pic 17]

Como a velocidade escalar média não inclui direção e sentido, ela não possui sinal algébrico.

(HALLIDAY, RESNICK e WALKER, 2001)

1.4 Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)

             O movimento retilíneo uniformemente variado, ou MRUV, é o que segue uma trajetória retilínea e apresenta uma alteração uniforme no módulo de velocidade. É um movimento com aceleração diferente de zero e constante – a velocidade do corpo aumenta ou diminui de maneira uniforme ao longo do percurso. 

O MRUV em que o corpo apresenta um aumento do módulo da velocidade é chamado de movimento acelerado.

 

[pic 18]

Já o MRUV em que o objeto móvel apresenta diminuição do módulo da velocidade é chamado de movimento retardado

[pic 19]

1.5 Equação Horária do MRUV

O MRUV é caracterizado pela alteração da velocidade do corpo. A equação que fornece a velocidade do corpo em um instante qualquer é a chamada função horária da velocidade:

v (t) = v0 + a. t

Assim como definimos a posição de um corpo em MRU, sem aceleração, podemos também definir a posição de um corpo que executa um MRUV, com aceleração. A função horária da posição é uma equação matemática que fornece a localização do corpo em qualquer instante do movimento:

[pic 20]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (310 Kb)   docx (869.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com