Relatório ação cidadania ETEC
Por: Jaquelinets • 26/11/2018 • Relatório de pesquisa • 3.728 Palavras (15 Páginas) • 151 Visualizações
ANA CLÁUDIA DE CASTRO TAVARES JAQUELINE TAMARA DA SILVA MALÚ BARBOSA MARTINS DA SILVA MARIANA HANSEN
TALITA FERREIRA OLIVATO
INTERCÂMBIO ESCOLAR
LIMEIRA – SP 2010
ANA CLÁUDIA DE CASTRO TAVARES JAQUELINE TAMARA DA SILVA MALU BARBOSA MARTINS DA SILVA MARIANA HANSEN
TALITA FERREIRA OLIVATO
INTERCÂMBIO ESCOLAR
Trabalho de conclusão da disciplina Projeto de Ação e Cidadania , da Escola Técnica “Trajano Camargo”, sob a orientação da Profª Adriana Rizzo
LIMEIRA – SP 2010
“Existem pessoas que vêem coisas que existem e perguntam: por quê?
Eu vejo coisas que nunca existiram e pergunto: por que não?”
Robert Kennedy
Dedicamos esse trabalho a todos que acreditaram em nosso Projeto; aos nossos amigos, que tiveram um papel fundamental na realização do mesmo; aos nossos pais, por incentivar-nos à sempre irmos em busca de nossos objetivos; áqueles que de alguma forma contribuíram, disponibilizando um pouco de tempo para nos auxiliar e especialmente aos que serão beneficiados pelo nosso Projeto.
AGRADECIMENTOS
Talvez a coisa mais difícil de se fazer na vida é reconhecer o quanto as pessoas ao nosso redor são importantes e o quanto influenciam no nosso cotidiano, seja ensinando, seja ajudando, seja corrigindo nossos erros.
Por esse motivo, gostaríamos de agradecer, especialmente:
Aos professores, que sempre se esforçaram muito para transmitir seus conhecimentos e orientar-nos acerca de nossas atitudes, e, por mais que muitas vezes tenha sido difícil, eles triplicaram esforços para dar a nós o melhor que podiam.
À família, que muitas vezes assumiu o papel de apaziguar nossos ânimos em momentos de medo e frustração, bem como comemorar em momentos de vitória como o da conclusão deste estudo.
Aos amigos, que estavam a todo momento ao nosso lado, tornando nossos dias mais alegres e compartilhando todo o fruto desta pesquisa, que jamais esqueceremos.
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS 6
RESUMO 6
INTRODUÇÃO 8
- O QUE É PROJETO INTERCÂMBIO ESCOLAR 10
- OBJETIVO 10
- CRONOGRAMA 10
- CONHECENDO AS ESCOLAS 13
- OINTERCÂMBIO 13
- PESQUISA DE CAMPO 14
- APLICAÇÃO DO PREJETO 17
- MURAL INFORMATIVO 17
- PALESTRAS 18
- LIMPEZA 21
- RESULTADOS 24
CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1: ELABORAÇÃO DO MURALINFORMATIVO................................................ | 18 |
FIGURA 2: PALESTRA SOBRE O IRÃ........................................................................... | 19 |
FIGURA 3: PALESTRA SOBRE CUBA.......................................................................... | 20 |
FIGURA 4: PALESTRA SOBRE AS UNIVERSIDADES................................................. | 21 |
FIGURA 5: ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA.......................................................... | 22 |
FIGURA 6: SEPARAÇÃO DO LIXO............................................................................... | 23 |
RESUMO
O Projeto Intercâmbio Escolar tem por objetivo promover um intercâmbio entre alguns alunos do terceiro ano do ensino médio da escola ETEC Trajano Camargo e da escola Gabriel Pozzi, ambas da cidade de Limeira, interior do estado de São Paulo, a fim de estabelecer uma troca de conhecimento e de experiências. A integração entre essas escolas origina uma análise dos problemas e questões encontrados no ambiente escolar, assim, em conjunto com os órgãos competentes, os participantes do projeto buscam soluções viáveis e satisfatórias para cada dificuldade, e ainda sugerem e proporcionam melhorias que são essenciais para que o desenvolvimento dos estudantes não seja comprometido e para que a escola possa se adequar aos anseios e necessidades de quem a compõe - os alunos, os professores, a direção, e os funcionários em geral.
Palavras-chave: Intercâmbio; Melhorias; Integração.
INTRODUÇÃO
A finalidade de um intercâmbio é praticar uma relação entre duas ou mais entidades, sejam elas nações, empresas, comunidades... As relações estabelecidas por um intercâmbio podem ser múltiplas e ter diversas finalidades: comercial, cultural, social, estudantil.
Durante o intercâmbio, quase instantaneamente e involuntariamente, ocorre uma interação, a qual pode ser muito benéfica se o conhecimento e as informações adquiridas durante este processo forem analisadas e aplicadas corretamente em um plano futuro.
A escola é um instituto que tem muito a propor e a oferecer em um intercâmbio, pois a base de sua composição são as pessoas que estão realmente abertas ao aprendizado, e estas são compostas de experiências, informações e culturas diversas. Esse emaranhado de variedade abre oportunidades inimagináveis de crescimento pessoal e de desenvolvimento de habilidades.
Para que um intercâmbio entre duas escolas seja extremamente positivo é preciso que as escolas estejam de portas abertas para receber, auxiliar e acompanhar os novos estudantes, além de estarem dispostas a ouvir e refletir sobre as propostas de melhorias aconselhadas pelos mesmos.
...