Relatório de Embalagem
Por: Matheus Darold Fonsêca • 10/10/2016 • Relatório de pesquisa • 405 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DESIGN GRÁFICO
SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL II – EMBALAGEM
RELATÓRIO DE VISITA AO SUPERMERCADO HIPER BOMPREÇO
PARA ANÁLISE DE EMBALAGENS
EQUIPE 14
MATHEUS DAROLD FONSÊCA
RÚBIA NASCIMENTO HORA
PROF: FERNANDO MARINHO
ARACAJU
2015
Introdução
Em visita ao supermercado Hiper Bompreço no dia 24 de agosto de 2015, localizado na Avenida Deputado Silvio Teixeira no bairro Jardins, foi realizada uma análise a partir de embalagens contidas na sessão de Mercearia do tal supermercado.
Pudemos perceber que nesta sessão estavam presentes as seguintes categorias de produtos: Sobremesas, misturas para bolo e enlatados. Após uma breve observação geral das gôndolas, selecionamos dois tipos de produtos distintos para serem analisados, são eles: Fermento em pó químico da marca Dr. Oetker e Mistura para bolo da marca Dona Benta.
A partir de agora iremos realizar um diagnóstico das embalagens dos produtos citados acima. Tendo como base os quesitos: cor, tipografia, concorrência, categorias, imagens e diferencial de cada produto.
Análise da embalagem do Fermento em Pó Dr. Oetker
Nesta embalagem pudemos perceber critérios diferenciais que o fizeram se destacar dos demais produtos de mesma categoria na gôndola. Devido, principalmente, a sua forma que foge do padrão encontrado na maioria dos produtos de mesmo segmento. Produzida com material plástico e tampa rosqueável, sua embalagem autentica formada por vincos curvados, proporciona um design arrojado e garante maior resistência ao produto.
[pic 1]
Embora sua embalagem possua cores semelhantes dos demais produtos da mesma categoria (vermelho, azul e branco), tem seu destaque na predominância do Azul, enquanto nas embalagens concorrentes o uso da cor vermelha prevalece tornando-os parecidos entre si, causando uma certa confusão ao consumidor na hora da compra. Possui tipografia moderna, arredondada, sem serifa, de cor branca se destacando no fundo escuro, garantindo fácil legibilidade.
Análise da embalagem da Mistura para bolo Dona Benta
Neste produto notamos que a embalagem é feita de papel de alta gramatura em formato de caixa e acabamento em verniz, possuindo um design sofisticado quando comparado aos demais produtos da mesma gôndola, inclusive produtos da mesma marca. [pic 2]
Formada por pelo menos 5 tipografias diferentes, a embalagem investe num conceito sofisticado utilizando, por vezes, fontes elegantes para diferenciar a linha do produto categorizado como “Chocolatíssimo” dos demais produtos do mesmo segmento, porém populares.
A utilização das cores faz referência a própria matéria prima do produto, onde é explorada demasiadamente a cor marrom, remetendo às características do chocolate. Fazendo uso de um dos recursos fundamentais nas embalagens de alimentos, o appetite appeal, que provoca, através da imagem, o desejo do consumo.[pic 3]
...