TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatori De Estagio

Artigo: Relatori De Estagio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 Introdução 4

2 Justificativa 5

3 Descrição das atividades 6

3.1 Educação Infantil 6

3.2 Ensino Fundamental I 7

3.3 Ensino Fundamental II 7 3.4 Ensino Médio 8

4 Considerações Finais 10

5 Referências Bibliográficas 11

1 INTRODUÇÃO

Este relatório visa mostrar as experiências de uma estagiária nas aulas de educação Física no ensino infantil, fundamental e médio, na instituição de ensino privado,Centro Educacional Etip. O estágio supervisionado contribui para a formação e traz maiores informações para futuras aulas que serão ministradas pelo profissional que está se formando.

Esse trabalho faz parte da formação do estudante de Educação Física da FEFISA- faculdades integradas de Santo André de Licenciatura. Serão indicados algumas observações sobre as aulas em relação à observação e participação.

É necessário ao profissional adquirir as competências e conhecimentos para tornar a prática da Educação Física uma contribuição aos indivíduos que vivenciam, trazendo assim melhores qualidades de vida, essas competências e conhecimentos devem ser administrados, pois estas serão necessárias no decorrer de sua vida profissional, por isso a importância do estágio supervisionado ao professor de Educação Física. (DARIDO,1999)

2 JUSTIFICATIVA

A escolha pelo local de estágio deu-se pelo fato de ter contato com pessoas que trabalham nessa instituição na área do esporte, e também por ser uma escola que visa o conhecimento e a pratica esportiva e corporal desde os primeiros anosA minha escolha pela instituição foi por, por ser conceituada e respeitadas na área da educação e também valorizadas no âmbito esportivo.

O ambiente de trabalho e professores com quem trabalhei me deram liberdade para expressar minhas opiniões e dúvidas, e também, por vezes, trabalhar e expressar minhas vivencias e conhecimentos, além de ter tido oportunidades práticas.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

3.1 Educação Infantil

Nessa área deve ser priorizada a interação, a brincadeira e as diferentes linguagens da criança são os pontos fundamentais num processo educativo onde a criança é vista como um todo indissociável. Para essas realizações as aulas devem ser divertidas para o aluno, onde se faz necessário a aceitação da aula, se não houver essa aceitação se faz necessário buscar novas estratégias para a realização da aula. (EDWARDS,1999).

O Centro educacional ETIP possui uma boa infra-estrutura, onde os professores têm totais condições de realizar as atividades propostas. Para a realização dessas atividades a instituição dispunha de quadra coberta, parque, brinquedoteca, e outros espaços pela escola que eram utilizados e adaptados para aulas diferenciadas.

A instituição dispunha também de todos os materiais necessários para realização das aulas, como bolas de todas as modalidades, arcos, cones, cordas,coletes de diversas cores e brinquedos pedagógicos.

De acordo com Kishimoto (2008) no momento em que a criança está brincando, ela se apropria de de conhecimento e desenvolvimento de qualquer habilidade mental e física esm estar preocupada com essa aquisição, e até mesmo sem saber.

Houve simplicidade e facilidade na realização das atividades propostas, pois os professores se empenham em aplicar atividades que apropriadas para essa faixa etária, sendo ela atividades lúdicas que possibilitavam ao aluno, liberdade e motivação e prazer de realizar as diversas atividades: brincadeiras com bola, rodas cantadas, brincadeiras em grupo, pula corda, pega-pega nas suas diferentes formas, além das inúmeras possibilidades de atividades nos diferentes locais.

3.2 Ensino Fundamental I

Os professores, nesta fase do desenvolvimento, envolviam seus alunos com jogos recreativos, colaborativos, pré-desportivos, atividades de desafio, estratégia, raciocínio, brincadeiras e exercícios com bolas, arcos, cordas e bastões. Tais atividades estimulavam o autocontrole, a socialização e o respeito às diferenças e as limitações individuais. No Ensino Fundamental pode ser observada maior facilidade em alguns alunos perante outros para realização das atividades.

A instituição dispunha também de todos os materiais necessários para realização das aulas, como bolas de todas as modalidades e materiais: arcos, cones, cordas, coletes de diversas cores, traves e redes para todas as modalidades, mesa de tênis bolas, materiais de ginástica artística, como plinto, banco sueco colchão gordo, colchões, e colchonetes, mini-trampi e diversos materiais lúdicos.

Tani () fala que a Educação Física é de extrema importância para a vida de toda criança, pois, a pratica de atividades físicas nessa faixa etária é um processo que poderá influenciar o desenvolvimento dos pequenos, atividades desenvolvidas nos primeiros anos de vida determinam todo o desenvolvimento posterior.

3.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com