Relatorio Fisica Eletroestatica
Dissertações: Relatorio Fisica Eletroestatica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanaleonel • 5/5/2014 • 673 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
Curso de Engenharia 2º Período
Relatório Física: Pratica 3
Eletrostática
Disciplina: Física - Eletromagnetismo
Professor: Kerley Alberto Pereira de Oliveira
Componentes
Luana Leonel Hostalácio Figueiredo
Belo Horizonte, MARÇO, 2014.
Introdução
O presente relatório vem descrever as experiências realizadas em laboratório, no qual, foram demonstrados métodos e técnicas para a elaboração de algumas experiências com o gerador de Van de Graaff.
Um gerador de Van de Graaff é uma maquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro, Robert Jemison Van de Graaff por volta de 1929. O gerador é composto por uma correia de material isolante (Correia móvel), dois roletes (Roldanas de plástico), uma cúpula de descarga (Abobada), um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio.
O motor movimenta a Correia Móvel que passa pelas duas roldanas de plástico, uma delas acionada pelo motor elétrico que faz a correia se movimentar. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas ate o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera. Como as cargas são transportadas continuamente pela correia, eles vão se acumulando na cúpula.
Objetivo
Compreender o conceito de carga elétrica utilizando o gerador de Van Graaff através do vento elétrico.
Materiais
• Gerador de Van de Graaff;
• Vela;
• Fósforo ou isqueiro;
• Hélice com pontas
• Superfície para hélice
Métodos
Iniciamos a experiência posicionando a hélice na ponta do gerador, até então desligado. Logo que posicionado, observamos que ele permanecia parado. Em seguida o gerador foi ligado e notamos que a hélice, que até então se encontrava parada, começou a se movimentar girando cada vez mais rápido. Com o gerador ligado, aproximamos uma vela acesa à sua cúpula e observamos que, diferentemente do comum (chama da vela para cima e com leves movimentos), a chama da vela se curvou. Após este procedimento o gerador foi desligado e a hélice começou a diminuir a velocidade
...