Relatorio Ponto De Fusao
Artigos Científicos: Relatorio Ponto De Fusao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leovicti • 5/9/2014 • 403 Palavras (2 Páginas) • 1.908 Visualizações
Introdução:
Os compostos orgânicos não são, em geral, suficientemente caracterizados pela sua composição e pela massa molecular. Por esse motivo, é necessário, para os identificar, conhecer outras propriedades, sobretudo as propriedades físicas. As mais importantes são: ponto de fusão e ponto de ebulição.
Deste modo,todas as propriedades podem ser utilizadas simultaneamente como critérios de pureza de compostos, que são compostos que não tem suas propriedades físicas alteradas por repetição dos processos depurificação (como destilação).
O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância (pura) e por isso a sua determinação constitui um método para determinar o grau de pureza dessa mesma substância.
Teoricamente, quando se determina o ponto de fusão (p.f.) de uma amostra que se julga pura, não se deve observar, durante a fusão (1), variações de temperatura superiores a 1ºC (máximo).
No entanto, se a amostra for impura (mistura), a amplitude de variação será muito maior e é dependente do número de componentes da amostra, das suas propriedades características e das suas proporções de combinação na mistura.
Os pontos de fusão que existem tabelados referem-se a uma pressão de operação de 1 atm; no entanto, na maioria das situações, a pressão de operação é ligeiramente diferente da pressão normal, o que não influencia significativamente a determinação da temperatura de fusão, se essa diferença for pequena.
As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto as substâncias impuras, as misturas, nãopossuem temperaturas definidas, quanto mais impurezas, maior será a faixa de temperatura na ebulição.
No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão atmosférica peloque, o ponto de ebulição varia com a altitude e a pressão. Quanto mais baixa for a pressão, mais baixo será o ponto de ebulição e vice-versa.
Ponto de fusão :
Pegou-se um capilar com o fundo fechado,colocou-se o ácido benzóico para o vidro de relógio, transferiu-se os cristais de ácido benzóico para a extremidade fechada do tubo,soltou-se o capilar através de um cano de aproximadamente 70 centímetros apoiado em um caderno.
Colocou-se o tubo capilar em uma maquina de ponto de fusão junto com um termômetro e ligou-se a maquina depois,de alguns minutos o acido benzóico começou a fusão em 130°C e parou a ebulição em 140°C.
Como observou-se este acido benzóico não estava puro ,pois o seu ponto de fusão fois de 130°C á 140°C quanto o de um acido benzóico puro o ponto de fusão seria de aproximadamente 122,1°C.
...