TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio fabrica de frutas e hortaliças

Por:   •  29/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TAL 652 – PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS

PROFESSOR AFONSO MOTARAMOS

Relatório referente à aula prática 1

FABRICA DE FRUTAS E HORTALIÇAS

Eliana Alviárez Gutiérrez

VIÇOSA-MG

Abril 2013


CONTEÚDO

Pag

3

INTRODUÇAO

        4

2.OBJETIVO

4

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

4

3.1. Etapas envolvidas no processamento de frutas e hortaliças

4

3.1.1. Recepção e seleção da matéria-prima

4

3.1.2. Limpeza

5

3.1.3. Branqueamento        

5

3.1.4. Descascamento

6

3.1.5. Despolpamento

7

3.1.6. Refinamento

7

3.1.7. Envase

7

3.1.8. Desaeração

8

3.1.9. Exaustão

8

3.1.10. Recravação

8

3.2. Métodos de conservação

9

3.2.1. Conservação pelo calor

9

3.2.2. Conservação pelo emprego do frio

9

3.2.2.1. Refrigeração

9

3.2.2.2. Congelamento

10

3.2.3. Desidratação

11

3.2.4. Concentração

11

3.3. Legislação RDC nº 352, de 23 de dezembro de 2002 da Anvisa

11

4. CONCLUSÕES

12

5. REFERÊNCIAS

12


INTRODUÇAO

O Processamento e conservação de alimentos refere-se à aplicação de métodos e técnicas de preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos visando, principalmente, retardar sua deterioração e prolongar sua vida útil (FELLOWS, 2006).

Na elaboração de qualquer alimento, este se submete à uma combinação de manipulação e métodos de conservação com o objetivo de conseguir determinados produtos à partir da matéria prima. Estes métodos são denominados operações unitárias. A combinação destas operações dá origem a um determinado processo de elaboração. O tipo de operação unitária utilizada e seu grau de utilização determinam a natureza do produto final (FELLOWS, 2006).

São diferentes os métodos utilizados na indústria alimentícia para fornecer uma maior variedade de sabores, cores, aromas e texturas atrativas aos alimentos e nutrientes necessários para a saúde, transformando aos alimentos perecíveis em produtos que são estáveis, nutritivos e seguros por muito mais tempo. O processamento dos alimentos tem uma combinação de procedimentos para atingir as modificações desejadas nas matérias-primas. Essas são convenientemente categorizadas como operações unitárias, sendo que cada uma possui um efeito específico, identificável e previsível no alimento (FELLOWS, 2006).

Estes procedimentos devem, seguir a legislação vigente para conferir alimentos de qualidade ao consumidor, estas legislações descriminam as etapas de processamento dos alimentos, como devem ser realizadas e quais os cuidados que se devem tomar, visando proteger os alimentos contra danos físicos, pragas, contaminantes químicos, físicos, microbiológicos. É por isso que as fabricas de processamento de alimentos devem implementar os Procedimentos Operacionais Padronizados - POPs referentes à higienização das frutas e ou hortaliças constando, no mínimo, informações sobre: matéria-prima a ser higienizadas, método de lavagem e quando for o caso, de desinfecção, princípio ativo e sua concentração, tempo de contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados e temperatura (BRASIL, 2003), para oferecer um produto de alta qualidade e valor nutricional ao consumidor.

2. OBJETIVO

Conhecer a planta de processamento de frutas e hortaliças do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV, os equipamentos e processos usados em o processamento de alimentos.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1. Etapas envolvidas no processamento de frutas e hortaliças

3.1.1. Recepção e seleção da matéria-prima

Nesta etapa as frutas e hortaliças  são recebidas  e devem ser liberadas da terra aderida, suco seco, insetos e resíduos químicos.  A recepção da matéria-prima deve ser feita no pátio externo à área de processamento, para evitar contaminação dos produtos. As frutas devem ser novamente selecionadas e somente aquelas sadias e sem defeitos devem continuar no processo (JACOMINO et al., 2004).

Depois de remover as matérias estranhas, procedesse a fazer uma seleção segundo tamanha, maturidade, peso, qualidade e outras características.  Estes processos usam processos secos e úmidos, assim como operações mecânicas e manuais.  Exemplos de sistemas secos são agitação manual, peneiras, fluxos de ar e fitas e roletes transportadores, em quanto aos métodos úmidos temos a aspersão de água, flotação, imersão e arraste em canais.

As frutas a ser processadas devem estar em maturação ideal, sendo pré-selecionadas no campo levando-se em consideração a sanidade e qualidade das mesmas. O transporte deve ser adequado evitando as frutas a altas temperaturas, a radiações solar direta. A recepção da matéria-prima deve ser feita no pátio externo à área de processamento, para evitar contaminação dos produtos (JACOMINO et al., 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com