Relatorio final de estágio
Por: kalyneBarreto • 28/5/2015 • Relatório de pesquisa • 3.627 Palavras (15 Páginas) • 221 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS
COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA
Thananda Kalyne Cleto Barreto
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Manaus
2014
Thananda Kalyne Cleto Barreto
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
[pic 1]
Manaus
2014
SUMÁRIO[pic 2]
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 4
INTRODUÇÃO 5
DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO 11
OBRAS CONSULTADAS 12
SUGESTÕES 13
ANEXOS 14
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DADOS DO ESTAGIÁRIO
Nome: Thananda Kalyne Cleto Barreto
Endereço: Rua Aristoteles Bonfim, n° 16, Cjt. Jardim Petropolis
Telefone:(92) 9478-1731
E-mail: kaly.barreto15@gmail.com
Curso: Edificações
Ano de Conclusão: 2014
Matricula: 201211420361
DADOS DA EMPRESA
Nome: Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Amazonas - IFAM
Endereço: Avenida 7 de setembro, 1975 – Centro Manaus – Amazonas
Telefone: (92) 3621- 6716
E-mail:
Setor: Laboratório de Materiais de Construção
Função: Estagiário
Período de Estágio: 01/07/2014 a 13/10/2014
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Recebimento de material
O material recebido no laboratório possui uma forma lógica de organização, que servirá como base para a identificação e armazenamento dos corpos de prova. Essa organização consiste na divisão do material em determinados grupos, sendo que cada grupo composto por quatro corpos de prova forma um `` carro´´ (Ver Anexo) que representam a amostra de concreto retirada de um caminhão betoneira que será destinado a obra. O grupo de corpos de prova deve conter obrigatoriamente os seguintes dados: Empresa responsável, nome da obra e data de moldagem do corpo de prova.
Identificação e abertura de fichas
Baseado nas informações contidas nos corpos de prova, os mesmos são identificados e agrupados de acordo com as informações citadas anteriormente. Todos os dados são transcritos da face superior do corpo de prova para a lateral, afim de que não haja perda de informações a respeito do mesmo.
Além da transcrição dos dados já existentes no corpo de prova, é necessário calcular a data de ruptura do material. A data de ruptura pode ser definida como, o dia especifica em que o corpo de prova passará pelo devido ensaio ao qual ele designado, é calculada através da soma da data de moldagem ao período de tempo que o material ficará armazenado antes do ensaio, podendo este variar entre 7, 14 e 28 dependendo da analise que a construtora precise.
Após o levantamento de todos os dados, os mesmos são transcritos em uma ficha de identificação, que é arquivada e consultada novamente no dia definido para a ruptura do corpo de prova.
Capeamento
O processo de capeamento tem por objetivo nivelar a superfície do corpo de prova, que devido a deficiência no processo de moldagem fica com as bases desniveladas. A deficiência no nivelamento do cilindro de prova pode causar alterações nos ensaios pelos quais o material passará posteriormente, nesse caso torna-se necessário o capeamento torna-se necessário.
O processo de capeamento realizado na empresa é feito de duas formas: Capeamento por Argamassa ou por Enxofre.
Utiliza-se o processo de capeamento por argamassa nos corpos de prova que serão armazenados durante um período de tempo antes de passar pelo ensaiado, geralmente esse processo é utilizado no material que chega ao laboratório antes da data prevista para a ruptura.
O processo é iniciado com o calculo e fabricação do traço da argamassa que será utilizada para o processo, utiliza- se o traço de uma colher de cimento para cada três de areia, em seguida são untados com óleo um bloco de porcelana (Ver anexo) e um determinado número de formas com formas com formato circular (Ver Anexo). Após o preparo de todo o material citado anteriormente, inicia-se então o processo de capeamento.
Inicialmente os moldes circulares são colocados em cima do bloco de porcelana e em seguida preenchidos com argamassa, após o preenchimento das fôrmas o corpo de prova é fixado na argamassa (Ver Anexo) e nivelado em relação ao bloco de porcelana. Após decorridas vinte e quatro horas o bloco é desformado com o auxílio de um macete de borracha (Ver Anexo) e armazenado até o dia definido para o seu respectivo ensaio.
O capeamento por enxofre é utilizado em corpos de prova que chegam ao laboratório depois de sua data prevista de ruptura, essa situação geralmente se aplica ao material enviado de obras no interior do estado, que devido ao transporte fluvial acabam chegando com certo atraso a capital.
...