Relatorrio De Estagio
Casos: Relatorrio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dorilan • 21/3/2015 • 3.388 Palavras (14 Páginas) • 218 Visualizações
Desenvolvimento do estágio
Qualidade:
Nesta área realizei meu estágio, muito pude aprender, pois há diversos processos no projeto, antes que a mesa passe em minhas mãos para uma Liberação.
São projetos de Paraisópolis onde são feitos novos produtos.
Implementação de processos de novos produtos.
O acompanhamento da implementação de novos produtos (corrida piloto) de alguns chicotes de veículos fabricados pela GM, VW e MBB, foi uma parte fundamental para o bom entendimento do processo, pois foi possível acompanhar a confecção da primeira peça (protótipo). Depois estes chicotes são enviados para qualidade onde são conferidos a presença e comprimento de todos os circuitos, o cravamento dos terminais, o uso correto dos componentes e o nível de revisão correta, assim o chicote é liberado e pronto para uso (sendo necessário o uso de instrumentos de medição como trena, paquímetro, etc).
A implementação é realizada de posse dos:
• Desenhos: observando-se o tipo de acabamento do chicote, as junções e alguns componentes, saída dos ramais e principalmente o dimensional especificado pelo cliente e suas tolerâncias, notas e itens de segurança.
• Wire Chart: verifica-se a quantidade de circuitos e seus comprimentos, e os tipos de terminais utilizados.
• Item Chart: Verifica-se os componentes e quantidades dos mesmo, observando também o acabamento.
Estas informações são utilizadas para determinar quais operações os funcionários deverão realizar para a fabricação de chicotes e/ou submontagens.
Na inspeção dos chicotes (protótipos) faz-se necessário o preenchimento de alguns documentos a serem enviados juntamente com esses chicotes. No caso o GP, o cartão de identificação do chicote, e relatório de avaliação dimensional.
A Engenharia Industrial ou Engenharia de Produto deverá acionar e fornecer a Confiabilidade todos os documentos associados para avaliação da criação/modificação do produto. (ECN's, Desvios, Melhorias)
A Confiabilidade revisará o chicote na mesa antes que seja feito o acabamento, para verificar o seguinte:
a) Os cabos não estão muito apertados (tencionados) ou muito frouxo.
b) Localização de junções, quando aplicável.
c) Posição de cabos do Hard Shell.
E após o acabamento, verificar o chicote na mesa antes de dimensionar, verificando se os ramais do chicote não estão com "barriga" ou tencionados os peq's, se o enfaixamento vai até o ponto certo e se as saídas estão corretas. Em seguida fazer o dimensionamento do chicote, registrando-o no relatório dimensional.
Os seguintes critérios de liberação devem ser usados e registrados no formulário correspondente:
Exemplo:
Dimensão Tolerância
De 0 a 100 + 2 / + 8
De 101 a 1000 + 5 / + 15
De 1001 ... + 7 / + 23
Deve-se verificar se todos os pontos do check-list de liberação funcional estão corretos e se sim, deve-se registrar no histórico de liberação de master board. Na existência de defeitos, este deve ser documentado / registrado e aguardar até a liberação final para, após a revisão das não conformidades, registrar o histórico de liberação de master board. Fazer uma verificação através do desenho contra a mesa das ajudas visuais e em seguida preencher check list de ajuda visual/mylar.
Após liberado a master board e registrado no histórico de liberação de master board, a área de Dispositivos elaborará o mylar.
Todo novo projeto exige que sejam liberados ajuda visual, mylars, parte funcional/dimensional da mesa Master Board, também liberação Elétrica e Inspeção das Mesas Duplicadas.
Mylar: descrição gráfica das coordenadas dos componentes que estão em uma mesa.
Mylar alfa numérico: usado em mesas master boards para demarcar as coordenadas de cada componente que estão na mesa
Mylar plotado: descrição gráfica no tamanho da mesa e colocado em mesa duplicada, onde estão definidas as coordenadas e ajudas visuais dos componentes.
Modificação do mylar: seleção gráfica no tamanho da mesa e colocado em cada mesa duplicada, onde estão definidas as coordenadas e ajuda visuais dos componentes.
Dispositivos: área da engenharia Industrial responsável em elaborar o desenho do mylar, assim como os reparos a serem usados devido a mudanças de Engenharia e melhorias requeridas na mesa.
Desvio Mandatório de Engenharia: é o desvio temporário, limitado por data e quantidade, do desenho/especificações técnicas do produto aplicado somente por solicitação formal do cliente ou alguém delegado por ele. A validade deste desvio deverá ser a mesma do documento do cliente, e as alterações nele descritas tem carater obrigatório.
Após liberação e implementação da Mesa Master Board e Mylar, haverá trabalho sobre a mesa elétrica programa elétrico; os mesmos deverão ser liberados pela Confiabilidade.
Programa/planilha elétrica ou CTS (folha de seqüência elétrica): usado para criar um arquivo que será colocado na unidade elétrica, no qual assegure que todos os circuitos são colocados no conector, de forma adequada em sua respectiva cavidade e que funcione adequadamente.
Plano elétrico: identificação gráfica onde são desenhados a posição dos holders, clipes e pontos elétricos em relação a pontos de placa na mesa. (documento também aprovado pela Qualidade).
Prova de erros: revisão da mesa para determinar a capacidade de detecção dos componentes conformes e não conformes, de itens críticos definidos em PFMEA e no peg board, isto se realiza por meio de verificadores master previamente certificados, isto ocorre quando o chicote requer reles e módulos.
Provas especiais: para detectar partes eletrônicas, exemplos: diodo, bulbo, módulo eletrônico, capacitadores, reles, sensor de calor, etc.
Mesa elétrica: mesa utilizada para montagem e teste de chicote.
Mesa
...