TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes De Uma Narrativa

Monografias: Relatos Diferentes De Uma Narrativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Resolução das Questões Propostas Erro! Indicador não definido.

A Comunicação é um campo de conhecimento no qual se estuda os processos, que incluem a teoria da informação, a comunicação intrapessoal, interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, analise do discurso, telecomunicações e jornalismo.

Na comunicação se entende também o intercâmbio de informação entre sujeitos e objetos, a comunicação humana dentro de uma organização envolve a troca de informações onde os envolvidos, neste processo tem uma infinidade de maneiras de se comunicar: na fala, através de gestos com as mãos, escrita, por mensagens que permite interagir com outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico e que intermédia os locutores, diz que há uma comunicação mediada. O estudo da comunicação é amplo e a sua aplicação é ainda maior, o simples ato de se comunicar é a materialização do pensamento/sentimento conhecidos pelas partes envolvidas. Eles são transmitidos e reinterpretados pelo receptor, nos dia de hoje é interessante pensar também em novos processos de comunicação que englobam as redes colaborativas e os sistemas dinâmicos que venham a combinar com a comunicação de massa, comunicação pessoal e comunicação horizontal.

É preciso considerar nos estudos da comunicação a evolução de seus períodos como a comunicação corporal, a oral, a escrita e a digital. Vários aspectos têm sido objetos de estudos. Na Grécia Antiga a arte de discursar e persuadir era um assunto vital para os estudantes, considerando o estudo da “Retorica”, mas no início do século XX começaram a estudar a comunicação como parte especifica de suas disciplinas acadêmicas, com isso no meado do século XX começou a emergir como um campo acadêmico estes foram alguns dos pioneiros nessa área: Marshall McLuhan, Theodor W. Adorno, Paul Lazarsfeld. Tudo isso tem vindo a evoluir constantemente devido as novas tecnologias e ao uso das redes sociais.

Apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos nos dias de hoje, nem sempre estamos nos comunicando. Existe grande diferença entre informação e comunicação. Numa empresa não se é diferente, muitas informações são produzidas e causam impacto na vida de seus colaboradores, onde nem sempre geram mudanças de atitudes ou ainda assim causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações nem se quer chegam aos verdadeiros destinatários porque o gestor não identificou a essência comunicativa do fato. Daí o valor da comunicação interna numa organização.

A comunicação interna são as interações os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa. Ela também é conhecida como Endocomunicação, que é a responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados e horizontalmente entre os empregados de mesmo nível de subordinação.

Como diz a doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori, que também é Membro do corpo de palestrantes da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial “a busca da valorização da comunicação interna deve ser entendida como estratégia básica dos empresários que desejam a efetividade de sua organização. Chega a ser irônico pensar que neste novo mundo, altamente tecnológico, com tantas transformações, o sucesso de um empreendimento continua a estar centrado nas pessoas. É por meio da comunicação que uma organização recebe, oferece, canaliza informação e constrói conhecimento, tomando decisões mais acertadas”.

E segundo o professor, pesquisador e consultor de empresas na área de Comunicação Empresarial, Wilson da Costa Bueno, “ela é de suma importância numa organização porque cada pessoa de uma organização tem um papel a desempenhar na comunicação interna e não só o "staff" profissional de comunicação”.

Porque a Comunicação Interna é tão importante dentro de uma organização?

1- Ela é importante porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mas envolvidos estarão com a empresa, sua missão e seu negócio. A comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento continuo no processo. As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas, para que assim possam encontrar no processo de comunicação às justificativas para o seu posicionamento e comprometimento, sendo assim o funcionário sabendo o que seu trabalho representa no todo dentro da organização e qual a importância das tarefas que realiza e produz irá desempenhar com mais eficiência.

2- Os empregados são as porta-vozes da instituição em que trabalha afinal sua opinião vale muito pra quem está de fora. Os funcionários descontentes mal informados geram prejuízos imensos na organização porque expressam com mais autenticidade a sua insatisfação do que os outros públicos o valores positivos ou negativos da cultura organizacional. Dessa forma fica fácil acreditar no que eles dizem por que afinal eles estão vivendo lá dentro. A imagem e a reputação se formam assim, a partir da vivência e convivência e os públicos internos têm um papel fundamental neste processo. Por isso é que se tem que investir cada vez mais no clima organizacional dentro das organizações.

O clima organizacional faz parte da função da cultura organizacional de uma organização que consiste no ambiente que vivido o contexto empresarial que pode impactar negativamente ou positivamente na produtividade da organização.

3- Afinal toda organização está inserida num mercado altamente competitivo, com a disseminação e a globalização das tecnologias a comunicação interna tem uma função importante, que é fazer circular as informações, promover o debate e a interação entre vários setores da organização e, sobretudo capacitar os funcionários a encarar os desafios propostos. Sendo assim ela se torna imprescindível para obtenção de resultados e, contudo deve ser mais valorizada em sua forma de apresentar os canais que se dispõe como: jornais, rádios, internet, murais etc. Para que seja atrativo e eficaz para integrar ao todo o quadro funcional de uma organização. Enfim a boa comunicação interna depende de todos nos

Comunicação Interpessoal considerando a perspectiva dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com