Relatos Diferentes Uma Narrativa
Exames: Relatos Diferentes Uma Narrativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denise12345678 • 21/10/2014 • 874 Palavras (4 Páginas) • 341 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
DENISE ELY PEREIRA VASCONCELLOS
PRODUÇÃO TEXTUAL 1º SEMESTRE
Barreiras - BA
2014
DENISE ELY PEREIRA VASCONCELLOS
PRODUÇÃO TEXTUAL 1º SEMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comportamento organizacional; Homem, cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional.
Professores: Mônica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karen Manganotti e Márcia Bastos.
Barreiras - BA
2014
PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE NO TEXTO:
“RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA"
A comunicação nas organizações depende da qualidade da comunicação pessoal. Se as pessoas de uma organização comunicam-se eficazmente, o processo organizacional de comunicação também tende a ser eficaz. Para realização deste processo pode-se destacar: transmissor (processo ou equipamento que codifica a mensagem e a transmite ao canal); canal (equipamento ou espaço intermediário entre transmissor e receptor); receptor (processo ou equipamento que recebe e decodifica a mensagem); destino (a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinada a mensagem); ruído (pertubações indesejáveis que tendem a alterar, de maneira imprevisível, a mensagem).
No texto “Relatos diferentes, uma narrativa” verifica-se que na empresa Braskem a equipe se “reúne para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analistas e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos”. A mensagem é feita pela diretoria de comunicação, que discute o conteúdo do texto com o principal executivo da companhia. A empresa também gera boletins para os colaboradores e bimestralmente publica O Geração Braskem e o Família Braskem, nestes os temas desenvolvidos são avaliados pela equipe e os textos são analisados pelo diretor de comuinicação. Todo este procedimento visa unificar o discurso da empresa. Percebe-se que esta organização realiza uma Comunicação Interna, busca ferramentas que auxiliem no desenvolvimento harmonioso de todos os processos executados pelos colaboradores da empresa.
Na segunda empresa mencionada no texto, a CPFL, “os relatos vão das mensagens do presidente do Grupo nos comunicados ao mercado a informações oferecidas nas contas e luz distribuídas mensalmente aos seus consumidores”. Os responsáveis pela comunicação do grupo conduz o programa de Gestão de Stakeholders, que estabelece as ações de comuinicação com públicos estratégicos para a empresa. Para também manterem o discurso alinhado, a equipe desenvolve um trabalho de posicionamento de marca que se baseia na missão, na visão e nos princípios da organização.
Para padronizar as atividades da organização uma boa escolha são as ferramentas da Comunicação Institucional, pois visam atingir todos os públicos envolvidos na organização (internos e externos). As publicações organizacionais é um exemplo disso, um dos principais objetivos dela está em combater o desconhecimento a respeito da empresa e promover a integração entre os públicos ligados a ela, ao mesmo tempo que pretendem projetar a empresa para internamente assegurar a boa produtividade e externamente conseguir aumentar as vendas e, conseqüentemente, os lucros. Sendo que são distintos os conteúdos expostos pela comunicação interna e externa: internamente, por exemplo as publicações fortalecem o espírito de solidariedade e promovem certos ideais
...