Relatos Diferentes, Uma Narrativa
Casos: Relatos Diferentes, Uma Narrativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elfrida • 7/11/2014 • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
“Relatos diferentes, uma narrativa”.
INTRODUÇÃO
As pessoas promovem a comunicação organizacional e, consequentemente, a comunicação empresarial. A delegação de responsabilidades e autoridade é considerada o motor do crescimento das organizações e é através das pessoas que as coisas acontecem, mudam ou permanecem como estão.
Na verdade a comunicação permitirá o acompanhamento, a avaliação e o julgamento dos resultados. Por isso, deve envolver todos os indivíduos que direta ou indiretamente participam do processo, que mantêm a organização em permanente sintonia com o publico internos e externos como um todo.
Muito importante nesta sintonia é a criatividade nos processos de comunicação e a mudança comportamental na análise do publico alvo, sejam elas clientes, colaboradores, fornecedores, gestores, enfim de todas as pessoas que são essenciais para transformar em riqueza os serviços e bens que lhe são oferecidos pela organização.
É preciso valorizar cada vez mais iniciativas que visem à produção sem desperdícios, a segurança e bem-estar dos trabalhadores e da comunidade em geral. As empresas devem levar em conta que o público interno e externo é atingido por ações de comunicação que valoriza as ações das pessoas.
O comprometimento das pessoas resulta automaticamente em respostas mais ágeis e objetivas, visando tornar a organização mais competitiva. Na manutenção desses processos é necessário que a organização adote uma cultura que permita às pessoas um papel ativo, de forma que a participação de todos os indivíduos envolvidos seja reconhecido e premiado pelo merecimento.
Para que a organização tenha sucesso ao alcançar o publico alvo, vários processos e teorias foram desenvolvidos, mas para acompanhar a evolução das organizações e a globalização à necessidade de um estudo profundo para a escolha de um método a ser aplicado, e claro um acompanhamento sistemático.
Para obtenção de credibilidade e valorização de sua marca a comunicação da organização enfrenta um dos maiores desafios que é medir os efeitos, tendo em vista a complexidade que as áreas apresentam.
Assim torna-se imprescindível analisar com cuidado as ameaças e oportunidades do ambiente, ponderar suas forças e fraquezas, identificar as necessidades de ajuste e planejar as ações com profissionalismo, levando em conta os recursos humanos e tecnológicos disponíveis.
O desenvolvimento das pessoas no contexto organizacional depende do relacionamento interpessoal, que consequentemente interfere na motivação dos colaboradores, pois ela funciona como uma ferramenta de auxílio nesse processo, criando estratégias que possam atuar como força impulsionadora do comportamento dos indivíduos que a compõe.
Nesta perspectiva pode determinar o foco do trabalho e o que se pretende identificar, como as pessoas reagem ao desempenharem determinadas funções, independente do cargo hierárquico que ocupam dentro da organização, consequentemente melhorando seus níveis de desempenho pessoal e profissional. Na visão de Bergamini (1980), com o desenrolar de muitos programas de desenvolvimento de pessoal, o caminho a ser percorrido deveria desenvolver, nesses elementos suas habilidades interpessoais.
A expressão “relações interpessoais” por si só muito ampla e exige uma definição operacional para o seu desenvolvimento. A ocorrência de uma relação entre os indivíduos implica necessariamente na existência de pelo menos duas pessoas que podem ser dois estranhos, dois amigos, dois colegas de estudo ou de trabalho, chefe e subordinado, marido e mulher, pai e filho, etc. Parece evidente que a unidade de trabalho é uma dupla ou a “Social Dyad” da Psicologia Social, embora esta inclua o indivíduo frente às suas posses ou elementos do meio que não precisam ser exclusivamente pessoas, (SILVA, 1997).
As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência dos processos de interação, que corresponde às situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade, etc. À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente e então, inevitavelmente, os sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação repercutindofavoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade (CHANLAT, 1993).
Assim, o relacionamento interpessoal está diretamente relacionado com a motivação que se caracteriza como sendo uma ferramenta indispensável para a organização, pois serve para diagnosticar o nível motivacional das pessoas, apresentando quais os fatores e aspectos que elas levam em consideração para estarem motivados ou não, isto significa que nem todas as pessoas estão dispostas a desempenhar as mesmas funções da mesma forma, porque existem razões diversas que as motivam
Há que se reconhecer que uma empresa age em função de resultados objetivos e a busca por formas mais eficiente de administrar é constante, contar com a iniciativa e criatividade dos funcionários é imprescindível, imprescindível também é trabalhar a comunicação para manter informado os funcionários das decisões da diretoria e das novas regras que devem ser observadas para o comportamento em situações diversas, esse diálogo não deve ser exercido apenas em situações de emergência e sim constantemente.
Manter a credibilidade das pessoas na organização é uma atitude democrática que contribui para a harmonia na relação empresa/empregado, analisar o perfil das relações afetivas, emocionais e profissionais entre a empresa e os empregados, fortalece o vinculo entre si criando um clima organizacional satisfatório e estabelecendo
...