Relatotio De Ll E Lp
Trabalho Universitário: Relatotio De Ll E Lp. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alyssonsenna • 5/8/2014 • 989 Palavras (4 Páginas) • 913 Visualizações
INTRODUÇÃO
Para a determinação da plasticidade do solo, ou limites de consistência, são realizados dois ensaios de laboratório, o ensaio de Limite de Liquidez e o ensaio de Limite de Plasticidade.
Limite de liquidez é o teor de umidade do solo com o qual se unem, em um centímetro de comprimento, os bordados inferiores de uma canelura, feita em uma massa de solo colocada na concha de um aparelho normalizado (concha de Casagrande), sob a ação de 25 golpes desse aparelho.
O limite de liquidez marca a transição do estado plástico para o estado líquido. Representa-se por LL e exprime-se em percentagem.
Limite de plasticidade é o teor de umidade, que limita os estados plástico e semi-sólidos de um solo.
A diferença entre o Limite de Liquidez e de Plasticidade determina o Índice de Plasticidade (IP = LL - LP).
É necessário informar que os ensaios de plasticidade são realizados somente com a parte fina do solo, representada pelo material que passa na peneira de abertura 0,42 mm.
Os limites de liquidez e de plasticidade dependem, geralmente, da quantidade e do tipo da argila presente no solo, enquanto que, o índice de plasticidade é unicamente dependente da quantidade de argila.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Obtenção do índice de plasticidade do solo:
IP = LL – LP
• IP = índice de plasticidade;
• LL= limite de liquidez;
• LP= limite de plasticidade;
Quando o limite de liquidez ou o limite de plasticidade não puderem ser determinados, adotar o índice de plasticidade como não plástico.
Define-se o limite de plasticidade como a menor umidade em que o solo pode ser moldado na forma de um cilindro de 3mm de diâmetro, não se fragmentar.
Esses ensaios são normatizados pelas Normas Regulamentadoras: NBR-6459/ABNT - Determinação do Limite de Liquidez de Solos; e NBR-7180/ABNT - Determinação do Limite de Plasticidade de Solos.
MATERIAS E MÉTODOS
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Almofariz;
Mao de grau;
Repartidor de amostra;
Peneira de nº 40;
Capsulas de porcelana;
Pipeta para umedecer a amostra;
Espátula de aço para homogeneização da amostra;
Aparelho Casagrande;
Cinzel para solo argiloso;
Balança de precisão de 0,01g;
Estufa de temperatura entre 105°C a 100°C;
Placa de vidro de superfície lisa;
Cilindro de comparação;
Capsula de alumínio;
MÉTODOS
Separou-se de 150 a 200 gramas de material (seco ao ar) que passou na peneira #40 (0,42mm).
Procedimento Limite de Liquidez
Primeiro colocou-se parte da amostra no recipiente de porcelana e aos poucos se adicionou água até a homogeneização da massa.
Logo em seguida passou-se para a concha do aparelho de Casagrande certa quantidade dessa massa aplainado-a com a espátula, de tal forma que a parte central fique com 1 cm de espessura
Com o cinzel fez-se uma ranhura no meio da massa, no sentido do maior comprimento do aparelho.
Então girou-se a manivela à razão de duas voltas por segundo, contando o número de golpes até que se constate o fechamento da ranhura num comprimento de 1,2cm quando se deve parar a operação.
Retirou-se uma pequena quantidade do material no local onde as bordas da ranhura se tocaram para a determinação da umidade.
Por fim transferiu-se o material de volta ao recipiente de porcelana, adicionam-se mais um pouco d’água e repetiu-se o processo por mais quatro vezes, no mínimo.
Procedimento Limite de Plasticidade
Inicialmente colocou-se parte da amostra no recipiente de porcelana e adicionou água até a homogeneização da massa;
Em seguida moldou-se certa quantidade da massa em forma elipsoidal rolando-a em seguida sobre a placa de vidro, até que fissure em pequenos fragmentos quando essa atingiu dimensões de 3 mm de diâmetro e 10cm de comprimento.
Foi coletado alguns fragmentos fissurados para a determinação da umidade.
O processo foi, e deve ser, repetido no mínimo por mais quatro vezes.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Cálculos
Para o cálculo do teor de umidade h% usa-se a seguinte relação:
h% = (Ph-Ps)/Ps*100 onde; h = teor de umidade, em percentagem;
Ph = peso do material úmido;
Ps = peso do material seco.
RESULTADOS
Para o Limite de Liquidez, os valores de umidade e número de golpes serão representados em um sistema de eixos ortogonais, no qual as ordenadas
...