Relatório
Por: olga.marques18 • 10/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.502 Palavras (7 Páginas) • 129 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS – CIESA
CURSO DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A ESCOLA DE CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO DO SENAI
BIANCA RODRIGUES FIGUEIRA
OLGA SUELI MARQUES DO NASCIMENTO
MANAUS
2015
BIANCA RODRIGUES FIGUEIRA
OLGA SUELI MARQUES DO NASCIMENTO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A ESCOLA DE CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO DO SENAI
Relatório realizado no dia 23 de Novembro de 2015 como obtenção de nota parcial na disciplina de Confeitaria e Panificação ministrada pela Professora Rosimeire Oliveira.
MANAUS
2015
OBJETIVOS DIDÁTICOS DA VISITA TÉCNICA
A visita teve como objetivo contribuir para a formação profissional dos alunos do CIESA na área de Panificação realizada na Escola de Panificação e Confeitaria do SENAI, por meio da observação de atividades práticas e situações profissionais reais desenvolvidas no local.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada brasileira de interesse público, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, está fora da administração pública. Compõe o chamado Terceiro Setor. Seu principal objetivo é apoiar 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços técnicos e tecnológicos. Os programas de capacitação profissional são viabilizados por meio das modalidades de aprendizagem, habilitação, qualificação, aperfeiçoamento, técnico, superior e pós-graduação. Também presta serviço tecnológico – assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial, informação tecnológica. Muitos cursos são ministrados de forma presencial ou a distância.
O SENAI apresenta um projeto que é o PRONATEC em que são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI e do SENAC, do SENAR, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
Existem também programas que o SENAI promove que estão em andamentos e são:
Ações inclusivas
Em 1999 o SENAI criou a Unidade de Educação Profissional (UNIEP) que é um projeto estratégico nacional de "Inclusão das pessoas com necessidades especiais nos programas de Educação profissional".
Ações móveis.
Para atender a centenas de comunidades desassistidas, nos mais distantes pontos do Brasil, o programa transforma exclusão social e desemprego em cidadania e empreendedorismo. Por meio de cursos rápidos, o programa capacita profissionais nas mais diferentes áreas de ensino.
Certificação profissional
Com as inovações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é possível que empresas certifiquem seus colaboradores de acordo com algum nível de conhecimento específico.
Educação à distância
Com o objetivo de sistematizar e estimular a oferta dos cursos a distância, o SENAI criou, em 2004, uma rede que apresenta mais de 250 cursos de educação profissional a distância, distribuídos em mais de 20 áreas tecnológicas.
Educação articulada
Apesar do SENAI não fornecer educação básica ele fornece educação a jovens e adultos de formação integral aliando a educação básica à educação profissional através de parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) em algumas unidades do SENAI.
A formação profissional no SENAI é desenvolvida com foco nos setores produtivos da indústria, pois o ponto de partida para o desenvolvimento dos cursos é o perfil profissional do trabalhador requerido pelo mundo do trabalho. Desta forma, o trabalho que a empresa desenvolve nos alunos são as competências necessárias para o exercício de uma profissão, aliando o saber fazer ao saber ser. Se forma o individuo nas várias dimensões que compõem o ser humano. Uma das grandes vantagens do aluno é a oportunidade de inserção no mundo do trabalho. A possibilidade de conquistar um emprego é muito grande. O mercado valoriza e absorve os egressos da educação profissional do SENAI.
PROGRAMA ROTEIRO
Chegamos a empresa às 08h00min onde fomos apresentados ao responsável pelo setor de Panificação, o mesmo ministra as aulas que são feitas na escola.
Conhecemos o próprio setor da Panificação e os equipamentos básicos que são: fornos, amassadeiras, cilindros médio (para sovar a massa), batedeiras, modeladoras, divisoras de massas, utensílios para confeitaria, mini-forno, assadeiras, mini-modeladora, balanças, mesas com cadeiras, balcões, prateleiras e mesas de preparo.
Após dada todas as explicações , fomos divididos em quatro equipes e cada uma dessa equipes ficou responsável por fazer um tipo de pão, duas equipes fizeram o pão francês, outra fez a baguete e outra o pão caseiro.
O término da visita foi às 13h30min.
DESENVOLVIMENTO
Fomos recepcionados pelo Sr. Francijander de Oliveira que é Chef e professor do setor da Panificação do SENAI.
Pudemos observar que para uma produção grande de pães vários maquinários fazem parte desse processo que são: 01 Amassadeira rápida duas velocidades, sendo a ideal a de garfo espiral e capacidade de 25 kg – Que prepara a massa;
01 Mesa de Inox de tamanho médio 1,0 x 1,90m – Onde se coloca e manipula a massa;
01 Balança Digital – Onde se faz a pesagem dos ingredientes;
...