Relatório Comercial
Tese: Relatório Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oberAM • 27/11/2013 • Tese • 1.552 Palavras (7 Páginas) • 209 Visualizações
Relatório Comercial
Empresa: Apargatas / Av.Senador Salgado Filho, 4501 - Br 101 Km 4 – Neópolis – Natal/RN CEP: 59080-000
Segmento: Fabricação de calçados e artigos esportivos.
1) Análise Interna
* Características (estrutura, tamanho, objetivo, missão) produtos fabricados ou comercializados (descrição, usos, vantagens, benefícios, etc)
* Indicadores de desempenho (evolução nos últimos anos, ponto de equilíbrio, retorno)
Estrutura:
A Alpargatas está sediada em São Paulo e possui 14 unidades de produção no Brasil, sendo seis fábricas e oito satélites.
As operações internacionais próprias estão sediadas em: Buenos Aires, Nova York, Madri, Paris, Londres e Bolonha. Na Argentina, a produção é realizada em oito fábricas distribuídas no país.
A Alpargatas busca aperfeiçoar constantemente suas práticas de governança corporativa, incorporando, ao seu modelo de gestão estratégica, os princípios de transparência, prestação de contas, responsabilidade corporativa e equidade. Pertence ao grupo de empresas Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, comprometendo-se com padrões ainda mais elevados de gestão e comunicação com o mercado.
A governança da Alpargatas é exercida pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, que contam com o apoio do Conselho Fiscal, órgão de caráter permanente, de acordo com o Estatuto Social. Todos os conselheiros têm larga experiência profissional e conhecimentos em várias áreas da administração.
A condução dos negócios da Alpargatas é de responsabilidade da Diretoria, composta por um diretor-presidente e por nove diretores. Os executivos estão alinhados aos interesses dos acionistas e têm como foco a criação de valores para a empresa e suas marcas.
Uma das maiores organizações privadas brasileira, presente no mundo todo, o Grupo Camargo Corrêa é acionista estratégico da Alpargatas, detendo 44,2% do capital total.
Missão:
Conquistar os consumidores por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, e atuar com responsabilidades social e ambiental.
Valores:
Comprometimento
Responsabilidade e compromisso com seu papel individual na realização dos objetivos e dos resultados finais da empresa, sejam resultados financeiro, de produto ou de serviços, privilegiando sempre o trabalho em equipe.
Respeito às pessoas
Construção de um ambiente meritocrático com boas condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento, estimulando a satisfação e o orgulho de contribuir com a empresa.
Empreendedorismo
Foco no crescimento e na criação de valores, impulsionados pela iniciativa, inovação e transformação de ideias em oportunidades de negócio.
Satisfação dos consumidores
Conquista da lealdade dos consumidores em razão da clara percepção de superioridade da proposta de valor das suas marcas.
Ética
Comportamento baseado em princípios de honestidade, integridade e respeito às leis na condução dos negócios e dos relacionamentos.
Marcas alpargatas:
Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Sete Léguas, Meggashop e Timberland.
Foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser, oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fabricas de Alpargatas na Argentina e no Uruguai.
Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.
Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.
Em 2010, reforçando sua vocação para a comercialização de calçados e artigos esportivos, a Alpargatas vende a operação Locomotiva e os respectivos ativos do negócio.
A Havaianas é líder no mercado brasileiro de sandálias e agora cresce também em outros segmentos e países. A marca bate recorde de produção e estende sua linha lançando a Soul Collection – inovação no portfólio com calçados fechados.
O ano de 2010 é de muitas conquistas e novidades para Havaianas e Dupé, que juntas vendem 216,3 milhões de unidades. Com esse resultado, a Havaianas sustenta a maior participação no mercado brasileiro de sandálias e torna-se referência mundial no segmento.
No início do ano, a Topper aposta no potencial de crescimento do rugby, passando a patrocinar a Seleção Brasileira de Rugby. Globalmente, este é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo.
A Rainha realiza um estudo de branding que dá início ao projeto de reposicionamento da marca com o objetivo de ampliar sua participação no mercado brasileiro de artigos esportivos.
A Alpargatas realiza uma revisão de sua marca institucional e razão social. A nova razão social, de São Paulo Alpargatas S.A. para Alpargatas S.A., transforma-se em um nome sem fronteiras, a caminho da globalização. A nova identidade visual é mais moderna e descontraída, sem perder o elo com a anterior. Essas mudanças retratam a personalidade da equipe da Alpargatas: um time de gente apaixonada e empreendedora que cria calçados, roupas e acessórios.
A ALPA4 (ações da Alpargatas) está entre as dez ações mais valorizadas da
...