Relatório De Estagio
Artigo: Relatório De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karina.agostinho • 6/3/2014 • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 641 Visualizações
A NATURA USA MARKETING PARA VENCER DESAFIOS
1) Que razões estiveram na origem da crise da Natura no final da década de 1990?
Nos anos 90 a empresa Natura notou que houve uma considerável queda no faturamento anual em relação aos outros anos. E com isso seus administradores observaram também que eram necessárias modificações na linha de produtos da empresa. Os consumidores Natura, mostravam-se cada vez mais exigentes e sedentos por novidades. Após a realização de pesquisas de mercado, a Natura identificou três pontos principais para a queda no seu faturamento: o aumento dos produtos concorrentes no mercado; a falta de diferencial nos produtos e os preços mais elevados que os dos concorrentes.
2) Que informações obtidas a partir das pesquisas realizadas foram consideradas relevantes e serviram de base para a criação da nova linha de produtos?
Por meio de pesquisa a Natura descobriu com suas próprias consumidoras que seus produtos não possuíam um diferencial estratégico em relação aos da concorrência. Além disso verificou-se também o aumento de produtos concorrentes no mercado, em razão da abertura comercial do Brasil, fato a que não havia sido dada devida importância.
Nessas pesquisas também foram descobertas outras informações importantes, por exemplo, que o preço da linha de produtos Natura era considerado elevado para a maioria dos consumidores que comprariam mais e com mais freqüência.
3) Qual a importância estratégica da compra do laboratório Flora Medicinal para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento e, conseqüentemente, para a nova linha de produtos Natura?
O laboratório Flora Medicinal é especializado em medicina natural, fitoterapia e farmacologia . Isso permitiu a incorporação de um acervo de pesquisas com mais de 280 espécies de plantas brasileiras e uma linha de 300 produtos. Com a compra do laboratório, proporcionou um avanço rápido no desenvolvimento da nova linha em decorrência das pesquisas e dos estudos previamente realizados com comunidades do interior do país que conhecem bem a flora de sua região.
4) Qual foi o canal utilizado pela Natura para distribuir seus produtos? Por que a Natura optou por esse canal em detrimento de outros canais de distribuição tradicionais?
O canal utilizado pela Natura para a distribuição dos seus produtos é o catálogo de vendas. A Natura fez a opção por esse canal para preservar relações com consumidores, permitindo um maior contato consumidor – consultora e assim, valorizando as relações. Para a distribuição do fornecedor para a Natura, o canal foi uma rede de fornecedores apta a suprir as demandas da produção de maneira que respeitasse o meio ambiente. As parcerias entre Natura e Comunidades envolviam ensinamento e capacitação, de modo a garantir sustentabilidade, o aumento da eficiência e da produtividade, a redução de custos e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, e ao mesmo tempo que as relações entre a empresa e os fornecedores se tornavam mais fortes, a empresa garantia exclusividade no fornecimento, algo antes impensável, já que os recursos são oferecidos pela natureza.
5) Como você definiria a estratégia de comunicação adotada pela empresa? Quais são os principais veículos promocionais utilizados?
A estratégia de comunicação da empresa Natura pode ser definida como uma comunicação informal, pois ela promove seus produtos pelas consultoras, que vão de casa em casa oferecendo os produtos e assim realçando o boca-a-boca, uma das mais eficazes formas de comunicação. Os principais veículos de comunicação são: consultoras, revista Natura, site Natura, televisão através de publicidade (patrocinando alguns comerciais) e propaganda e revistas (principalmente as que estão ligadas a moda e beleza).
6) Como você analisa a política de preço Natura? Compare os preços da Natura com o de seus principais concorrentes.
O método de política de preço usado pela Natura tem o seguinte objetivo: oferecer um produto com preço inferior ao valor percebido pelo consumidor, para que ele
...