Relatório De Estagio
Exames: Relatório De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emilycjdp • 2/11/2014 • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 366 Visualizações
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04
2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO....04
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.........................................................04
3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................07
3.1ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................08
4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO..........................13
5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................18
6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................19
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................21
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................22
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do estágio supervisionado consiste em preparar o acadêmico para realizar atividades escolares, superando os desafios e dificuldades apresentadas no cotidiano dos profissionais em educação, bem como desenvolver suas habilidades para por em pratica o que lhe foi ensinado pela sua instituição de ensino superior.
O estágio supervisionado em Gestão Escolar é de suma importância na vida do acadêmico, pois gera transformações no seu futuro profissional. Através da observação e da participação nós acadêmicos adquirimos experiências para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, pois nesta fase conhecemos aspectos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes de nosso cotidiano.
É importante para que o estagiário aprenda a identificar os problemas e transtornos e a atuação do profissional observado.
O estágio é um processo fundamental na formação do profissional, pois no momento ele é aluno, mas também se sente no lugar de pedagogo e nessa transição pode vivenciar as praticas estudadas, conhecer mais sobre sua futura profissão e desenvolver seu lado crítico construtor e também descobrir suas potencialidades.
2. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
2.1 - ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO
Tendo em vista a multiplicidade de papéis que o pedagogo exerce ou pode vir a exercer no quadro da sociedade brasileira em geral e nas diversas aplicações profissionais de seus conhecimentos, entende-se que o graduado do Curso de Pedagogia poderá atuar na organização de sistemas, unidades, projetos, experiências educacionais escolares e não escolares: na produção, difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional e em várias áreas emergentes da educação. A docência deverá ser a sua base obrigatória na formação e identidade profissional, para tanto há que se promover, através das atividades do estágio o maior numero de experiências com as diversas faces do processo educacional.
O Estágio Supervisionado foi introduzido nas instituições escolares e universitárias com a idéia de avaliar o ensino e os educandos em diferentes áreas escolares e revolucionar o processo ensino-aprendizagem unificando formação teórica e a prática cotidiana. Com isso o Estágio Supervisionado instiga o acadêmico a adquirir conhecimento e começar a formar a sua identidade profissional.
É alcançando vitórias e sofrendo fracassos, é nos experimentos, nas tentativas e tropeços que um professor aprende e, por aprender, se torna um peritus, aquele que adquiriu um saber por experiência, aquele que é sábio. O sábio sabe o sabor do que saboreou, do que entendeu, do que sofreu, do que experimentou, do que provou: o amargo, o doce, o salgado, o azedo, o agridoce e até mesmo o insosso da vida. A imperícia, por outro lado, resulta desde não querer passar por nenhum perigo, desde permanecer na segura ignorância, na insipiência de se ater ao mínimo necessário. (PERISSÉ, 2004)
O Estágio Supervisionado motiva alunos a refletir sobre a prática docente com experiências e aprendizado dentro e fora da escola, tornando – se um instrumento avaliativo na formação de profissional reflexivo. Durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado o acadêmico passa a utilizar todas as ferramentas que lhe foram repassados, com isso elaborando uma outra avaliação de maneira criativa e construtiva nesse sentido.
O estágio pode não ser uma completa preparação para o magistério, mas é possível, nesse espaço, professores alunos, comunidade escolar e Universidade trabalharem questões básicas de alicerce a saber: o sentido da profissão, o que é ser professor na sociedade em que vivemos, como ser professor a escola concreta, a realidade dos professores nessas escolas, entre outras (Pimenta; Lima, 2004, p. 100).
Conforme foi possível observar na citação, o estágio é um momento privilegiado na formação que permite ao estudante ter um contato bastante prático com a realidade escolar, o que pode favorecer a tomada de decisões quando do exercício da profissão.
Nesse sentido o estágio foi desenvolvido na “Escola ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO INÁCIO DE CASTRO” criada pelo Decreto nº357 de 17 de março
...