Relatório De Estagio
Artigo: Relatório De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 27031986 • 5/1/2015 • 4.983 Palavras (20 Páginas) • 405 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
CAMPUS PORTO SEGURO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Aluno: Josicleide de Jesus
Prof. Orientador: Barrios Barrios Bartolo Elias
Porto Seguro, Novembro, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
CAMPUS PORTO SEGURO
MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Aluno: Josicleide de Jesus
Prof. Orientador: Barrios Barrios Bartolo Elias
Porto Seguro, Novembro, 2012.
SUMÁRIO
1-INTORDUÇÃO------------------------------------------------------------------------- PAG 4
2-ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-------------------------------------------------PAG 5
2.1 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ DO ÓLEO-------PAG 6
2.2-PROCESSO DE PRODUÇÃO DO BIODIESEL POR ROTA METÍLICA VIA CATÁLISE HOMOGÊNEA BÁSICA.------------------------------------------PAG 8
2.2-1 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ DO BIODIESEL- PAG 9
2.3-PONTO DE FLUIDEZ E NÉVOA.----------------------------------PAG 11
2.4- PONTO DE FULGOR.------------------------------------------------PAG 12
2.5-DENSIDADE-------------------------------------------------------------PAG 13
2.6- DETERMINAÇÃO DO INDICE DE SAPONIFICAÇÃO(IS) DO ÒLEO- PAG 15
2.7 ANÁLISE PERCENTUAL DE UMIDADE DO BIODIESEL COM TITULADOR KARL FISCHER (KF)--------------------------------------------------------PAG 17
3-RESULTADOS E DISCUSÔES-----------------------------------PAG 19
4-CONSIDERAÇÔES--------------------------------------------------PAG 21
5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------PAG 22
ANEXO I---------------------------------------------------------------------PAG 24
ANEXO II-------------------------------------------------------------------PAG 31
INTRODUÇÃO
A preocupação em encontrar fontes de energias renováveis e economicamente viáveis vem sendo recorrente em esfera mundial. As mudanças climáticas, possivelmente ocasionadas pelos gases poluentes que são lançados na atmosfera derivados de combustíveis fósseis, são alarmantes e induzem pesquisas em busca de tal energia.
Os biocombustíveis, obtido através de matérias-primas renováveis, assim como outras fontes de energia renovável, estão se apresentando como uma possível solução para um desenvolvimento sustentável. O Governo Brasileiro tem adotados várias medidas para a implantação dos Biocombustíveis na matriz energética Brasileira, que se apresenta como a mais limpa do mundo, e dado prioridade ao etanol.
O IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – CAMPUS DE PORTO SEGURO., estabelecido à BR 367, KM 57,5, s/nº, Bairro Fontana, Porto Seguro, Bahia, nasceu com a federalização da Escola Brasil Profissional. A Instituição integra o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), sob o comando da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC. , iniciando suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2008, com os cursos: Processamento de Alimentos e Bebidas e Tecnologia da Informação. E implantou no ano de 2009 o Curso técnico integrado em biocombustíveis.
2- Atividades desenvolvidas
Durante o estágio curricular foram realizadas atividades voltadas à produção de bicombustíveis, fazendo a análise desde a matéria-prima, até o biodiesel final, tais como: Produção de biodiesel por rota metílica via catálise homogênea básica; Índice de acidez; Ponto de fluidez e névoa; Densidade; Ponto de fulgor; Análise percentual de Umidade; índice de saponificação.
Para realizar estes procedimentos foram necessárias soluções, que também foram preparadas e padronizadas durante o estágio, assim como foi realizada uma pesquisa sobre a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) das substâncias que seriam usadas para tal preparo (ANEXOII).
Os óleos utilizados foram para a produção de biodiesel foram: Girassol (Sinhá), Soja (Soya), Canola (marca Liza), Milho (marca Salada) e Algodão (marca Caçarola).
2.1 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ DO ÓLEO
Os ácidos graxos são os principais constituintes dos óleos e gorduras. Estes ácidos graxos são ácidos carboxílicos que apresentam uma característica que os diferenciam dos demais constituintes desse grupo: cadeias longas e insaturadas. Por serem ácidos carboxílicos, os ácidos graxos podem ser neutralizados por ação de uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH) e o hidróxido de potássio (KOH).
O Índice de Acidez corresponde
...