Relatório Engenharia Civil
Trabalho Escolar: Relatório Engenharia Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vilmaesa • 24/3/2014 • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 1.174 Visualizações
1- INTRODUÇÃO O presente relatório tem por objetivo apresentar o ensaio Slump-Test e Corpo-de-Prova, o ensaio de resistências corpo-de-prova-Molde é realizado para verificar se o material está adequado para uso, sendo moldados segundo padrão e ordens específicas. O Slump-Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade. 2- OBJETIVO • Produzir um traço de concreto convencional; • Executar o Ensaio de Consistência ou Slump-Test; • Moldar Corpos-de-Prova Cilindrico para Ensaio de Resistência à Compressão – 28 dias 3- REFERÊNCIA TEÓRICA O concreto apresenta dois estados no processo de aplicação: o fresco e o endurecido. A qualidade final de uma estrutura de concreto depende do controle de suas propriedades em ambos estados, mas o controle do concreto fresco é indispensável, pois este é fundamental à execução das estruturas e às propriedades da estrutura de concreto endurecido. Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump-Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.
Concreto Fresco
Conhecer o comportamento do concreto no estado plástico é muito importante, para se obter concretos endurecidos de boa qualidade, é necessário que ele seja tratado cuidadosamente na fase plástica, uma vez que as deficiências geradas nesta fase resultarão em prejuízos para o resto da vida da peça fabricada, comprometendo a sua durabilidade.
A principal propriedade do concreto fresco:
Trabalhabilidade:
Quando as argamassas misturadas com agregado graúdo apresentam características (consistência e diâmetro máximo do agregado) adequadas ao tipo da obra a que se destinam (dimensões das peças, afastamento e distribuição das barras das armaduras) e aos métodos de lançamento, de adensamento e de acabamento, que vão ser adotados, diz-se que elas são trabalháveis.
_ A noção de trabalhabilidade é, portanto, muito mais subjetiva do que física.
_As propriedades associadas à trabalhabilidade são: Capacidade de escoamento, capacidade de moldagem, coesão e compactabilidade.
_O componente físico mais importante da trabalhabilidade é a consistência.
O Concreto deve atender a:
TRABALHABILIDADE – Consistência;
RESISTÊNCIA - Compressão, tração, flexão, desgaste;
DURABILIDADE - Impermeabilidade, constância de volume.
Propriedades do Concreto
Estado Fresco:
_ Trabalhabilidade;
_ Tempo de trabalhabilidade;
_ Tempo de pega;
_ Coesão;
_ Segregação.
Estado Endurecido:
_ Massa específica;
_ Resistências mecânicas;
_ Deformabilidade;
_ Estabilidade dimensional;
_ Durabilidade.
4- METOLOGIA
ENSAIO - 1 PROCEDIMENTO PARA MOLDAGEM E CURA DE CORPOS-DE-PROVA (NBR 5738)
EQUIPAMENTOS:
Betoneira
Moldes cilíndricos metálicos de 15x30 cm.
Haste de socamento φ16 x 600 mm.
Vibrador de imersão.
Concha metálica.
Gola metálica.
MOLDAGEM:
Vedar as juntas com uma mistura de cera + óleo mineral.
Lubrificar internamente os moldes com óleo mineral.
O processo de adensamento deve ser compatível com a consistência do concreto (conforme tabela). Abatimento
Processo de adensamento
em (mm)
10 a 30
Vibratório
30 a 150
Manual ou vibratório
> 150
Manual
Após o adensamento (manual ou vibratório), deve-se rasar com colher de pedreiro o topo do corpo-de-prova.
ADENSAMENTO MANUAL:
Encher os corpos-de-prova da seguinte forma:
- 100 mm em 2 camadas e 12 golpes;
- 150 mm em 3 camadas e 25 golpes;
ADENSAMENTO VIBRATÓRIO:
Encher o molde em 1 camadas (100 mm) e 2 camadas (150 mm) e introduzir o vibrador em três pontos equidistantes ao longo do maior eixo do molde, iniciando-se no ponto central e posteriormente em cada um dos pontos externos, estes a ¼ de distância das extremidades da forma, o vibrador deve ficar imerso no concreto até que apresentar superfície relativamente plana e brilhante, devendo ser retirado lentamente do concreto.
DESFORMA, CURA E CAPEAMENTO:
Após 24 horas o concreto será desformado, e até o dia de ensaio conservado em câmara úmida ou imerso em água saturada de cal. Logo antes do ensaio os corpos de prova receberão um revestimento em seus topos, de uma mistura de enxofre + caulim derretidos, e posto no capeador para que se garanta a perpendicularidade das superfícies com a geratriz do corpo-de-prova, este capeamento deve ser lisos e isento de vazios.
ENSAIO 2 - DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE – SLUMP (NBR NM 67)
EQUIPAMENTOS:
Molde Tronco-cônico (Slump Test) em chapa metálica nas dimensões do desenho.
Haste de socamento φ 16x 600 mm.
...