Relatório Final
Artigos Científicos: Relatório Final. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolgatto • 25/3/2015 • 1.918 Palavras (8 Páginas) • 249 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Uma das grandes dificuldades encontradas pelos profissionais da área da educação é o trabalho pedagógico realizado em sala de aula, na tentativa de atribuir a essa tarefa significação no processo de aprendizagem. Para tentar compreender um pouco como esse trabalho é feito, em meio a tantos empecilhos, mas também conquistas diversas, realizei na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, um período de observação em uma escola, e assim, pude perceber o trabalho docente dentro e fora de sala e aula, atribuindo significado à prática do estágio.
Os métodos utilizados nesse estágio consistem na observação da escola escolhida, tendo como foco o modo como o trabalho do professor é feito em sala, e suas inter-relações com a equipe pedagógica e discente. A descrição do estágio está organizada de modo a reconhecer o contexto escolar da instituição na qual foi realizada a observação e, por fim, a reflexão dessa obrigatoriedade do estágio no processo de formação do professor.
2. CONTEXTO ESCOLAR
2.1. Caracterização da Escola
2.1.1. Turno de Funcionamento
Na Supercreche Jesus, os alunos – do berçário (4 meses) ao Pré I (4 anos) frequentam a escola em período integral (das 7h às 19 horas), participando de aulas de inglês, espanhol, caratê, balé, música, artes, convivência e cultura ecumênica, além de atividades esportivas.
O período pedagógico dos alunos que frequentam o Ensino Fundamental I – 1º ano (6 anos) até o 4º ano (9 anos) – funciona das 8h às 12h30, e o 5º ano (10 anos) das 8h às 13h20. No período da tarde, os alunos também fazem atividades extracurriculares, com projetos lúdicos.
O Ensino Fundamental II – 6º ano (10 anos) até o 9º ano (14 anos) funciona das 7h às 13h20, e os alunos até o 7º ano também têm a opção do período integral, realizando atividades lúdicas, reforço e estudo dirigido.
O Ensino Médio tem o horário diferenciado no período vespertino – das 14h30 às 19h40. Ao final do turno do Ensino, a escola oferece, por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização e cursos preparatórios do ensino fundamental e ensino médio para pessoas que não tiveram oportunidade de estudar e/ou finalizar os estudos na idade adequada.
2.1.2. Modalidades de Ensino
O Instituto de Educação José de Paiva Netto oferece os seguintes cursos:
I - Educação Infantil: de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
II - Ensino Fundamental: atende educandos com idade a partir de 6 anos e terá duração de nove anos, subdivididos em:
a) Ensino Fundamental I: duração de cinco anos, 1º ao 5º ano.
b) Ensino Fundamental II: duração de quatro anos, 6º ao 9º ano.
III – Ensino Médio: com duração de três anos.
IV – Educação de Jovens e Adultos: atende alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. São oferecidos, também, cursos preparatórios para os Exames Supletivos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade é responsável pela educação de cerca de 1.400 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, que frequentam a Supercreche Jesus e o Instituto de Educação José de Paiva Netto. A LBV direciona o atendimento de modo que os educandos possam desenvolver suas potencialidades como elementos auto realizadores e os qualifica para o mercado de trabalho, possibilitando o exercício da cidadania plena.
2.1.3. Características do corpo docente
Uma das preocupações do cotidiano dessa escola filantrópica é o reforço junto aos professores que compõem a equipe pedagógica acerca da prioridade do educando aprender. Assim, o foco da metodologia proposta pela escola está na aprendizagem, não fazendo parte de uma ação assistencialista de uma escola cuidadora: seu papel é priorizar a capacidade intelectual presente em todo educando, potencial que essa escola considera não ser determinado pela extensão da bagagem cultural da família e/ou de sua situação socioeconômica.
Ao propor que o professor seja mediador de uma aprendizagem que envolva e entusiasme o educando em suas ações escolares, existe a intenção de que ambos somem conhecimentos, num processo de coautoria de um saber compartilhado. Na aplicação dessa proposta, o aprendiz é protagonista como partícipe do cenário educacional e tem no professor o responsável por conduzir seu processo de construção do conhecimento.
2.2. Perfil socioeconômico
O Instituto de Educação José de Paiva Netto foi fundado com a diretriz de desenvolver estratégias de aprendizagem que propiciassem a plena exteriorização do potencial intelectual de cada educando, independente de sua origem social. Para tanto, foi necessário estruturá-lo para, por um lado, não ignorar as limitações presentes na realidade de cada família, e, por outro, também não encará-las como fatores limitantes definitivos do progresso acadêmico; ao contrário, valorizar a riqueza interior do aluno, sua bagagem cultural familiar. Assim, mediante as informações do núcleo familiar de onde vem o estudante, a escola vai empenhando-se a fim de que o desenvolvimento pedagógico dos alunos seja estimulado adequadamente. Esse esforço contínuo de criar condições para o educando de ser protagonista em sua aprendizagem passa pelo incentivo à uma postura responsável, solidária, pela comunidade em que o educando está inserido
Por isso, mesmo a escola sendo uma instituição filantrópica, consegue trazer alunos com realidades distintas e situações socioeconômicas bem discrepantes. O Instituto proporciona a formação integral do aluno em um espaço vasto e agradável, aliando salas de aula — em média, três para cada ano do ensino fundamental e médio — e laboratórios (de química, física, biologia e informática) bem equipados a jardins bem cuidados e árvores frondosas. Dispõe ainda de quadras poliesportivas, biblioteca, brinquedoteca (também utilizada pela educação infantil) e espaços apropriados para o exercício de caratê, balé e expressão corporal. Em sua grade curricular, há, além das disciplinas obrigatórias, Técnica de Redação, Espanhol, Cultura Ecumênica, Empreendedorismo, Convivência e Música,
...