Relatório Para Turma de Maternal
Por: Sanrboliveira • 4/7/2023 • Relatório de pesquisa • 669 Palavras (3 Páginas) • 1.378 Visualizações
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA TURMA 2º BIMESTRE - 2023
NOME DA ESCOLA: Creche Municipal ***************
TURMA: Maternal I **
PROFESSORA: ***********
Neste 2º Bimestre nossa sala do Maternal 1 *******, está composta por 22 crianças, sendo 9 meninas e 13 meninos. São crianças muito ativas, espertas e comunicativas que gostam muito de participar das atividades propostas. No início do ano letivo tivemos algumas dificuldades na organização da rotina, por ser uma nova fase para as crianças, com o compartilhamento de uso comum de materiais e brinquedos, horários da rotina, de modo geral a adaptação da turma foi tranquila, teve alguns momentos de choro por aqueles que estavam se sentindo inseguros por estarem conhecendo a nova professora, auxiliares e o ambiente sala, outros choraram por estarem vivenciando pela primeira vez a sua experiência. Mas isso com o passar dos dias vêm sendo sanado, e aos poucos a formação de hábitos de partilha, assimilação e socialização da boa convivência vem sendo fortalecido, e já pudemos perceber que se adaptaram a nova rotina.
No decorrer do 1° bimestre foram realizadas diversas propostas, com o intuito de contemplar os “Campos de Experiência segundo a BNCC”, buscando em todos os momentos resguardar os direitos de aprendizagem por meio de interações, brincadeiras e diversas experiências, oportunizando o desenvolvimento motor, cognitivo, a linguagem oral, o equilíbrio e a lateralidade com atividades como: circuitos, trilhas, rodas de conversa, contação de histórias com livros e palitoches, danças e brincadeiras livres e dirigidas e materiais sensoriais.
Realizamos diversas propostas com o objetivo de favorecer a identidade e autonomia das crianças, construindo relações e vínculos de amizades e respeito, por meio de experiências, situações de faz de conta com contação de história: “Os três porquinhos”, e cantinhos carinhosamente preparados com antecedência como: cantinho da leitura, casinha,
carrinhos com pistas, produções livres com diferentes riscantes e etc..., englobando o desenvolvimento das linguagens: oral, artística e corporal. A turma também explorou diferentes texturas, por meio das propostas de experiência com farinha de trigo e utensílios, areias e misturas com cola, água e argila, no qual os pequenos demonstraram grande interesse e muitas descobertas em suas explorações.
Outras propostas pertinentes foram o varal de chamada com fotos identificando a si próprio e os colegas da sala, a chamada musicada conhecendo novas cantigas, brincadeiras com torres de diferentes alturas, e materiais não estruturados visando à estimulação multissensorial (auditiva, tátil, visual e olfativa), brincadeira com a ginástica historiada e imitações de movimentos das personagens, dança corpo e movimento e montagem do
quebra-cabeça com as fotos das crianças, contribuindo assim para que elas se familiarizem com a imagem do próprio corpo identificando suas partes. Resgatando assim a importância do protagonismo infantil, favorecendo também a ampliação do conhecimento de si e do outro, por meio de resolução de problemas, controle da emoção e o reconhecimento das sensações nos diversos momentos vivenciados em grupo.
...